Rafael Diniz planta primeiras mudas do Programa Tomatec
Sistema de plantio de tomates criado pela Embrapa, com maior preservação do ambiente e uso quase zero de agroquímicos, é aposta do projeto “Caravana Campos para Além dos Royalties”, lançado ano passado.
O prefeito Rafael Diniz participou, na manhã desta segunda-feira (16), ao lado de diversas autoridades, da solenidade que marcou o plantio da primeira lavoura de tomates no município utilizando o Programa Tomatec, na Fazenda Santa Helena, na RJ-158 (Campos-São Fidélis), a 15 quilômetros do centro. Desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o projeto é realizado no município em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por um grupo de produtores rurais, Fórum AgroNorte e a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Pesagro-RJ).
— Este é mais um momento importante da nossa administração, que diante das enormes dificuldades, teve que repensar o município. E para isso, continuamos buscando parceiros na luta pela geração de oportunidades. Por isso agradecemos à Embrapa, à Pesagro-RJ, à Emater-RJ, à Universidade Federal Rural e ao Fórum AgroNorte, porque somente juntos vamos vencer as dificuldades. Sabemos da importância e apoiamos o agronegócio, mas acreditamos especialmente na agricultura familiar, por isso vamos trabalhar sempre para fortalecer o pequeno agricultor — afirmou Rafael Diniz.
A aposta no Tomatec é parte do projeto “Caravana Campos para Além dos Royalties”, lançado ano passado. Além dos representantes das entidades parceiras, o evento reuniu também 40 alunos da Escola Municipal Helena Machado de Oliveira, que ajudaram no plantio das primeiras mudas ao lado do prefeito. “Muitas destas crianças, ao crescerem, são obrigadas a procurar trabalho na cidade por falta de oportunidade no campo. Por isso são importantes as iniciativas para gerar emprego no campo”, observa a diretora da escola, Luciana Matos.
Para os próximos meses, outros quatro produtores também vão iniciar o cultivo do tomate utilizando o inovador método da Embrapa, que reduz o uso de agroquímicos a praticamente zero, promove a conservação do solo e o uso mais racional da água. O produtor e técnico agrícola Wando Alves, de 59 anos, que utiliza 720m² para o plantio dos primeiros mil pés de tomate do tipo “italiano”, está otimista. “Espero colher até 10 toneladas. Com as parcerias firmadas e a assistência técnica, acredito que dará tudo certo”, aposta.
Para o diretor da Pesagro-RJ Ronaldo Soares, a iniciativa “é importante e abre espaço para o cultivo de outras culturas, como o limão, o arroz e a pimenta”. O professor e pesquisador da UFR-RJ Frederico Veiga destacou especialmente o espaço encontrado na nova administração municipal, “porque agora somos ouvidos”.
— Com a adesão de mais produtores, eles poderão fornecer para a merenda escolar, produtos mais saudáveis, de melhor qualidade, além de abastecer o comércio em geral. É uma das iniciativas para diversificar a economia e desenvolver o município utilizando uma de suas principais vocações. Com isso, estamos fomentando novas atividades, novas fontes de renda e trabalhando para ir reduzindo a dependência dos royalties do petróleo — afirmou o vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Marcel Cardoso.
Por: Edson Cordeiro - Foto: Rogério Azevedo - 16/04/2018 16:37:40
Nenhum comentário:
Postar um comentário