Vacinação: saúde reforça campanha contra HPV e meningite C
2018-04-03 16:52:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Foto: João Barreto / Bruno Campos
Devem ser vacinados contra o HPV meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos
Em Macaé, a nova temporada de imunização é oferecida na Casa da Vacina, Pronto-socorro Aeroporto e Unidades de Estratégia Saúde da Família. O objetivo é priorizar a prevenção. As vacinas contra o HPV e a meningocócica C fazem parte do calendário de rotina disponível nas unidades do SUS, durante todo o ano. Esta é uma campanha de mobilização.
De acordo com dados da coordenadora de Imunização, Luciana Santos, 1,7 mil meninos e meninas procuraram as unidades de saúde para receberem a vacina contra HPV e Meningite C, este ano. Em 2017, foram aplicadas 15,7 mil doses. A cobertura vacinal só está completa com as duas doses, com intervalo de seis meses entre uma e outra.
HPV
O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso e a sua transmissão acontece, principalmente, pelo contato sexual.
A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (6 e 11) estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (16 e 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.
Além da vacina, a prevenção contra esse tipo de câncer também continua envolvendo o exame Papanicolau, que identifica possíveis lesões precursoras do câncer que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença.
Meningite
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada uma delas há causa e sintomas específicos.
A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear um quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações.
Febre amarela
A vacinação contra a febre amarela continua nas unidades de saúde. Este ano, já foram imunizados 15.021 pessoas, entre crianças acima dos nove meses, adultos e idosos. Ela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethe.
O casal Rener Martins Andrade, 71 anos e Marina Nunes Andrade, 65 anos, irão viajar nos próximos dias, por isso compareceram na Casa da Vacina para se imunizar contra a febre amarela. "Iremos para a divisa de Minas Gerais e concluímos que é melhor se prevenir", afirma Marina.
A Casa da Vacina funciona na rua Antero Perlingeiro, 76 - Centro. O telefone para contato é (22) 2796-1622.
Nenhum comentário:
Postar um comentário