Pronto-Atendimento de São Pedro faz ação de prevenção a hepatites virais
Publicada em 03/07/2018, às 11h07 | Atualizada em 24/07/2018, às 15h42
Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi
Divulgação Semus
Pacientes realizaram testes rápidos para diagnóstico de hepatites no PA de São Pedro
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as hepatites virais estão entre os maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais que a Aids.
Em 28 de julho, comemora-se o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Por isso, o Pronto- Atendimento (PA) de São Pedro, em parceria com o Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (Crist), realizou, na manhã desta terça-feira (24), uma ação de prevenção com o objetivo de diagnosticar as doenças precocemente.
Foram realizados testes rápidos de hepatites virais B e C. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente a vacina contra a hepatite B em qualquer unidade de saúde, sem critério de idade.
A imunização só é efetiva quando a pessoa toma as três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira. Já para hepatite C, não existe vacina e, por isso, é importante prevenir a doença.
"O nosso objetivo foi incentivar o diálogo para maior conscientização da população sobre o tema. O diagnóstico é um dos nossos desafios, por isso, há a recomendação de realização dos testes rápidos, com o objetivo de identificar a doença precocemente", disse a diretora do PA, Alessandra Barcelos.
Sintomas
São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando esses aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Prevenção
Para evitar a transmissão da hepatite C, a orientação é o uso de preservativos; exigência de materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercings; não compartilhamento de instrumentos de manicure e pedicure; não compartilhamento de lâminas de barbear ou depilar de outras pessoas; não compartilhamento de agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas.
Exames
As unidades de saúde estão aptas a oferecer exames e tratamento devido para as IST´s, podendo, inclusive, realizar testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV (que é o vírus da Aids) e hepatites B e C, com a orientação necessária para a prevenção.
Vitória ainda possui o Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis, localizado na rua Cais de São Francisco, 54, Centro, Parque Moscoso (primeiro andar sobre a Unidade de Saúde Vitória). Mais informações pelos telefones (27) 3132-5108 e 3132-5109.
Nenhum comentário:
Postar um comentário