terça-feira, 21 de agosto de 2018


Estudantes conhecem capítulos da história de Campos em City Tour

Grupo passou pelo Solar do Barão da Lagoa Dourada (Liceu) e a Villa Maria, além de uma visita especial à Câmara Municipal.
Por: Lívia Nunes - Foto: Jean Barreto -  21/08/2018 - 10:21:26
Mais de 50 alunos da Escola Municipal Professora Wilmar Cava Barros participaram, nesta segunda-feira (29), do City Tour do Departamento de Turismo em uma iniciativa do projeto piloto “Pen Pal”, da Coordenação de Língua Inglesa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Os estudantes de 10 a 12 anos, conheceram o Solar do Barão da Lagoa Dourada (Liceu) e a Villa Maria, além de uma visita especial à Câmara Municipal de Campos, onde foram recebidos pelo presidente da Comissão da Defesa a Educação e Cultura, o vereador Genásio, e tiraram suas dúvidas sobre o poder legislativo.

A atividade é a culminância da oficina de fotografia realizada pelo Coletivo Cabeçada com uma turma de cerca de 20 alunos do 5º ano e teve o objetivo de apresentar e registrar fotograficamente pontos icônicos da planície. Além da classe do projeto, mais duas turmas de 5º Ano do Ensino Fundamental participaram do momento de descontração e conhecimento. Também participaram dois jovens intercambistas da Alemanha e Finlândia. Curiosa e tirando muitas fotos, estava Melina Miranda, de 10 anos.

— Na Câmara, perguntei qual o objetivo das leis ao vereador, mas a parte do passeio que eu mais gostei foi conhecer o prédio do Liceu. Gostei de tirar fotos lá. O que eu mais gostei foi do salão com espelho francês. Participei das aulas de fotografia na escola, estou aprendendo a fotografar e gostando do passeio — disse Melina.

O “Pen Pal Program” visa ensinar inglês aos jovens estudantes como “um meio e não um fim”. O projeto abre espaço para oficinas e passeios e aborda os assuntos através da língua inglesa em nível básico. As fotografias feitas serão utilizadas para apresentar um pouco de Campos aos amigos da Letônia, na região do Mar Báltico, com quem os jovens trocam correspondência através do projeto. Os coordenadores de Língua Inglesa da SMECE Regina Machado e Miguel Fusco acompanharam o City Tour ao lado das professoras de turma.

— Dentro do projeto buscamos auxiliar na construção da cidadania, que faz parte de uma construção maior, que é a do cidadão do mundo. Através da proposta do projeto, comparando nossa realidade com a realidade dos pares correspondentes, aparecem as reflexões.  Utilizamos a língua como um meio e não como um fim, então apresentamos os temas e trabalhamos estes temas na forma de nível básico do inglês e os resultados são ótimos — explicou Miguel.  

O City Tour foi conduzido pelo guia de turismo Everaldo Reis e outras escolas municipais podem buscar o Departamento de Turismo para agendar também o seu passeio, através do telefone 999262136.

Nenhum comentário:

Postar um comentário