Etapa da Olimpíada de Robótica acontece sábado
2018-08-22 14:01:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Arquivo Secom
Cerca de 160 estudantes vão participar de 8h às 19h do evento na Cidade Universitária
Os destaques serão escolhidos para participar da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), prevista para o dia 22 de setembro, em Volta Redonda, sul do Rio de Janeiro.
A etapa receberá equipes que não fazem parte de instituições específicas em provas práticas dentro do tema "resgate de vítima", em um espaço com arenas. A equipe da Defesa Civil da Prefeitura de Macaé vai promover palestras sobre "Prevenção de Acidentes".
A programação contará com três rodadas e com competições entre estudantes dos ensinos Fundamental, Técnico e Médio. Dão suporte às atividades professores e universitários da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).
A OBR possui duas modalidades: prática e teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto a quem tem contato com a robótica educacional. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas.
De acordo com a designer educacional Luemy Ávila, a fase regional vai impulsionar a construção de protótipos de robôs autônomos com a utilização de linguagem de programas e até lego e arduíno para resgate de vítima. "Esta é a 15ª edição da OBR e estamos muito felizes com mais esta etapa", ressalta.
Oito equipes da rede de ensino participam
A fase regional de Macaé já está movimentando oito equipes da rede municipal. A Robóticos Daflon da Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon é uma das mais animadas. Entre os alunos estão Yasmin Rodrigues, Gabriel Messias de Freitas, Paulo Vítor Carvalho e Kauã Augusto Carvalho, além da professora Gilmara Santos. "Estamos animados. Amamos a robótica. Queremos fazer bonito na OBR", disse Kauã. A mãe de Kauã, Milena Carvalho Tereza, comenta que sempre dá apoio ao filho. "Ele melhorou muito depois que entrou na robótica. Ficou mais comunicativo e sociável", pontua.
Já Ramon Rodrigues é integrante da equipe Serratec Nasa (Colégio Municipal Natálio Salvador Antunes) e conta que esta edição será inesquecível. "Será meu último ano na escola. Estou terminando o Ensino Médio. Depois que ingressei na robótica deixei de ser individualista e tive a certeza que desejo seguir a área de Engenharia na faculdade", pontua.
Esta edição conta com a parceria do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), por meio do curso de auxiliar de Panificação e Confeitaria, que será responsável pela produção de lanches.
Na etapa estadual haverá classificação para a fase nacional, que vai acontecer entre os dias 6 e 9 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba. Nesta fase, os vencedores receberão medalhas. As melhores equipes da OBR 2018 vão disputar a categoria RoboCupJr Rescue Line, na RoboCup, competição internacional de robótica, que será realizada em 2019, em país que ainda está sendo definido.
A OBR é apoiada pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e CNPq.
Nenhum comentário:
Postar um comentário