Primeira Declaração de Aptidão ao Pronaf Jovem do Rio é entregue a campista
Prefeito Rafael Diniz entregou, junto ao Incra, o documento a André Souza, do assentamento Oziel Alves. O Pronaf jovem é destinado a produtores de 16 a 29 anos. Produtor vai receber assistência técnica
Por: Lívia Nunes - Foto: Rogério Azevedo - 03/08/2018 - 16:07:56
O prefeito Rafael Diniz participou da entrega da primeira Declaração de Aptidão ao Pronaf Jovem (DAP) do estado do Rio de Janeiro. O documento é o passaporte para que o campista André Souza, do assentamento Oziel Alves, tenha acesso às políticas públicas do Governo Federal. A prefeitura de Campos também será parceira do jovem através de assistência técnica e apresentou a ele uma das linhas de crédito do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam).
— Acreditamos que a grande transformação de nosso município passa pelo pequeno produtor. Aproveitamos este momento para apresentarmos ao jovem André nossa linha do Fundecam chamada Agricultura Familiar, que trabalha em conjunto ao Pronaf. Também oferecemos assistência técnica ao André para elaboração de seus projetos. Agradeço pelo convite do Incra para que participemos deste momento histórico para Campos — disse o prefeito Rafael Diniz.
Junto ao prefeito, a entrega foi realizada pelo superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Castilho, e pela chefe de Divisão de Desenvolvimento do Incra, Marcela Teixeira. O vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Campos (Codemca), Marcel Cardoso, também participou do encontro e disponibilizou a assistência técnica para o projeto de André.
— Para garantir assistência técnica a seus projetos, o processo de agroindustrialização está à disposição tanto do André, quanto dos próximos produtores que receberem a DAP. Desta forma, estaremos garantindo que, no futuro, o município possa diminuir sua dependência para com os royalties do petróleo — ressaltou Marcel.
André poderá contar com a Codemca e com as parcerias já formadas pela companhia, como Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Uenf, IFF e Embrapa. André, que atua no campo, desde a infância, acredita que poderá ampliar muito a produção se investir e trabalhar com dedicação.
— Atuo no campo desde os 10 anos com meu pai, que está aqui comigo neste dia tão especial. Pretendo ampliar nossa plantação de bananas, de hortaliças, investir na estrutura e criar carneiros. Decidimos investir em fruticultura porque apenas uma pequena parte dos produtos consumidos em Campos é produzida aqui, embora tenhamos tudo propício para o cultivo — observou André.
Carlos Castilho valorizou a parceria oferecida pela prefeitura no auxílio ao produtor de Campos. “O Incra está entregando hoje a primeira DAP Jovem do Estado do Rio e o município se comprometendo a oferecer suporte técnico para o projeto que lhe dará acesso ao Pronaf. Ficamos muito felizes em ver que trabalhamos em conjunto pelo melhor, para os produtores e para a região”, comentou.
Pronaf — O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é destinado a estimular a geração de renda e melhorar o uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários desenvolvidos em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas. O Pronaf jovem é destinado a produtores de 16 a 29 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário