terça-feira, 25 de setembro de 2018

AÇÕES EDUCATIVAS

População recebe orientação sobre horários de coleta de lixo

  
24/09/2018 15:33
Depois de separar o lixo para ser descartado é preciso saber o horário correto de colocá-lo na porta da residência para ser recolhido. Este é um dos pontos abordados pelas equipes de educação ambiental da Prefeitura de Belém que orientam mais de duas mil pessoas por dia.
As visitas são feitas em residências e pontos comerciais como farmácias, restaurantes, açougues e padarias. Trabalho específico é feito em pontos de batedores de açaí. Além dos horários, as pessoas abordadas também recebem orientação sobre a forma adequada de armazenar os resíduos e a importância de não descartar em pontos de entulho e canais.
De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Priscila Ferreira, o trabalho dos educadores é fundamental para que a população tenha acesso a informações importantes sobre o lixo.
“Quando o lixo é descartado de forma desordenada, cabe à Prefeitura recolher da via pública. Mas, mesmo assim, ainda fica aquele aspecto de sujeira por um tempo, já que o espaço mais limpo não é aquele que mais se limpa e sim onde menos se suja”, considerou.
O descarte de lixo em local inadequado atrapalha o direito de ir e vir das pessoas em ruas e calçadas, e favorece a proliferação de doenças.
 “Ainda percebemos um desrespeito com relação aos dias e horários de colocar o lixo para ser recolhido na porta da residência, mesmo com a coleta sendo realizada regularmente. Falta consciência de parte dos moradores e isso precisa mudar”, disse a coordenadora.
Abordada por uma equipe de orientadores, a autônoma Larissa Ribeiro, 28 anos, disse que as informações são muito relevantes. Ela é moradora da passagem Vila Rica, no bairro Umarizal, onde a coleta do lixo é realizada diariamente, mas muita gente desrespeita o horário de coleta.
 “Antes de receber a visita da equipe da Prefeitura, eu tinha dúvida da forma correta de descartar o lixo. Moro há pouco tempo no bairro, e no meu antigo endereço o lixo era recolhido em dias diferentes. Agora sei os dias corretos e os horários em que o caminhão da Prefeitura vai passar”, relatou.
O trabalho de sensibilização em diversas comunidades foi ampliado e tem sido determinante para a redução dos locais de descarte criminoso de lixo e entulho. Desde 2013, quase 60 pontos de descarte de lixo foram eliminados em Belém com ações que envolvem ações de educação ambiental, recuperação de terrenos, fiscalização e envolvimento da comunidade.
“O uso do espaço público é de todos e, por isso, o cuidado e a manutenção da limpeza também devem ser. Somente com parceria entre os moradores e o poder público é que vamos conseguir avançar ainda mais na eliminação dos locais de descarte irregular. Já temos diversos exemplos de locais em Belém onde a parceria deu certo”, revelou a coordenadora.
Com as ações de educação ambiental, muitos locais deixaram de receber lixo. Na Passagem Hortinha, no bairro do Marco e em trechos da Av. Bernardo Sayão, pontos de descarte foram extintos. Nos mercados de São Brás e do Jurunas o trabalho de sensibilização com os feirantes foi determinante para disciplinar o descarte do lixo produzido nas feiras. Diversos pontos também estão livres do lixo nos bairros da Cidade Velha, Marambaia, Coqueiro e Canudos.
Atualmente, as equipes de educação ambiental estão empenhadas em eliminar pontos críticos de descarte de lixo na Rua Roso Danin com a Travessa Teófilo Conduru, em Canudos. Segundo a coordenadora da Sesan, nesta semana, uma equipe fixa atua na avenida Pedro Miranda e outra equipe atende diversos bairros e distritos.
SERVIÇO – Para a população solicitar ações educativas, é pelo o e-mail educacaoambientalsesan@gmail.com ou pelo número do Departamento de Resíduos Sólidos (DRES), 3039-3566.
Por Saul Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário