Semana de Educação Inclusiva termina sexta com ações nas escolas
2018-09-20 12:58:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Foto: Divulgação
Atividades buscam a reflexão sobre a inclusão dos alunos especiais
As atividades incluem exibição de filmes, palestra, basquete de cadeira de rodas, montagem de quebra cabeça de 1000 peças, produção de vídeos, entre outras. A programação terá uma atividade especial, pós-semana, no Colégio Ancyra Gonçalves Pimentel, na quarta-feira (26), Dia Nacional do Surdo e a Luta pela Inclusão.
A Semana é organizada e promovida nas unidades de ensino da rede municipal pela Coordenadoria de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação com base na Lei nº 4.055/2014. Este ano o tema é “Rompendo Barreiras Atitudinais” com o objetivo de levar os alunos, professores, pais e a comunidade a uma reflexão sobre a inclusão dos alunos especiais.
A mensagem é passada com atividades lúdicas que retratam, valorizam e divulgam o que há de positivo e negativo, reconhecendo o que pode ser melhorado. "Motivar o diálogo como base no respeito às diferenças na construção da escola inclusiva, reconhecer as barreiras e minimizá-las através do acolhimento e singularidade de cada indivíduo, fortalecer a identidade e autoimagem positiva dos alunos com necessidades educacionais especiais e efetivar práticas pedagógicas inclusivas com todos. Este é o nosso papel enquanto educadores", avaliou a coordenadora Cíntia Gonçalves.
A abertura da Semana ocorreu na segunda-feira (17), na Cidade Universitária, com a realização do IV Seminário de Educação na Perspectiva Inclusiva.
Atendimento especializado aos alunos
A rede pública municipal de ensino de Macaé oferece 51 Salas de Recursos Multifuncionais e 10 Salas de Apoio Pedagógico Específico. São duas escolas polos para a educação de deficientes auditivos – a Joffre Frossard, de 1º ao 5º anos, e Ancyra, de 6º ao 9º anos. As duas unidades oferecem a Educação Bilíngue com a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e também contam com salas de recursos no contraturno. A Escola Lions, no Bairro da Glória, também conta com atendimento especializado dentro da Educação Inclusiva.
A diretora adjunta do Ancyra, Sueli Pessanha Oliveira, falou sobre o acolhimento que o colégio oferece aos 40 alunos com necessidades especiais. "Eles recebem atendimento especializado em sala de aula e se socializam com os colegas o tempo todo. Oferecemos sala de recursos multifuncionais, espaço importante para os alunos que têm alguma deficiência física ou intelectual e os resultados têm sido positivos", avaliou a diretora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário