segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Campos volta a registrar aumento em contratações, mostra o Caged

Índices do nível de ocupação do início do ano até agosto são melhores do que no mesmo período de 2017.
Por: Edson Cordeiro - Foto: Arquivo/Luís Macapá -  01/10/2018 - 11:51:57
A Superintendência de Trabalho e Renda acompanha com otimismo a recuperação dos índices de geração de empregos em Campos a partir do ano passado, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Os números dos oito primeiros meses deste ano foram significativamente superiores aos do mesmo período de 2017, que também já apresentou melhor desempenho em relação ao ano anterior. O Espaço da Oportunidade também inicia a semana com a divulgação de 85 vagas de emprego na cidade.

— É gratificante recebermos notícias sobre o aumento do nível de emprego, porque trabalhamos arduamente para isso, mas vemos tudo com muita cautela. Principalmente no nosso caso em específico, que temos geração de muitos postos de trabalho no período da safra da cana de açúcar, e demissões alguns meses depois, ao final dessa safra. Mas acompanhamos com otimismo a recuperação da economia em todo o país e acreditamos que, aos poucos, o quadro irá melhorar também em Campos — afirma o superintendente Rogério Matoso.

Este ano, a safra nas usinas, que integram a Indústria da Transformação, começou mais tarde, com uma concentração maior no período de 2018: mais 3.143 empregos formais, contra 1.176 empregos em 2017. Em termos de comparação, em agosto de 2017 a safra já entrava em processo de desaceleração, com as usinas demitindo os trabalhadores. Mas outros setores, como o de serviços, também têm apresentado boa recuperação nos últimos meses.

Pelos dados do Caged, Campos registrou este ano, até o final de agosto, 16.679 contratações com carteira assinada, considerando todos os setores da economia, com 13.143 demissões no mesmo período, o que representa um saldo positivo de 3.143 postos de trabalho.

Além da Indústria da Transformação, com saldo positivo de 655 empregos, teve destaque também o setor de Serviços da Indústria de Utilidade Pública, que inclui concessionárias de água, luz, telefone e similares, com 626 contratações de saldo. E o setor de serviços, que inclui clínicas, hospitais e rede hoteleira, dentre outros, que vem em terceiro lugar, com saldo de 413 ocupações no período.

— Independente do cenário nacional, que era crítico e hoje apresenta melhorias, o governo Rafael Diniz vem realizando, desde seu primeiro dia de gestão, medidas inovadoras de modernização, com incentivo aos diversos setores da economia, incluindo ações para reduzir a burocracia na abertura de novos negócios. Com isso, acreditamos que estamos no caminho certo para sair da crise e ver nosso município vivendo dias de prosperidade — conclui Rogério Matoso.

Vagas — Nesta segunda-feira (1º), o Espaço da Oportunidade divulga 85 vagas de emprego, com ou sem experiência, disponíveis na cidade. O Espaço é uma estrutura da Prefeitura que funciona nos altos da rodoviária Roberto Silveira com o objetivo de divulgar e ajudar a encaminhar candidatos a vagas em aberto. A listagem também está disponível no portal da Prefeitura, no botão Espaço da Oportunidade (clique aqui para ser direcionado). O local cadastra currículos e também emite Carteiras de Trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário