sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Praias terão projeto de empréstimo de materiais esportivos

2018-11-30 16:36:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •    
  •    
Foto: Bruno Campos - Arquivo Secom
O objetivo é estimular a prática esportiva e socialização
Quem não tem material esportivo para brincar na praia, a partir de segunda-feira (3), poderá desfrutar do projeto Esporte na Praia. A iniciativa, da Secretaria de Esportes, irá disponibilizar materiais esportivos como bolas, redes e pequenas traves para os frequentadores. O objetivo é estimular a sociabilização e a pratica de exercícios ao ar livre.
Nos Cavaleiros, a tenda de apoio ficará no Posto 2, no Centro de Convivência. Para fazer empréstimo dos materiais, os interessados deverão preencher uma ficha, apresentando um documento oficial com foto. O funcionamento será de segunda a sábado, de 8h às 11h30

O projeto ainda consiste em fazer avaliação física e dar orientações sobre quais atividades são adequadas de acordo com as necessidades individuais. Segundo a secretária de Esportes, Andreia Freitas, o projeto não ficará restrito a uma só localidade. Praia Campista, da Imbetiba e do Aeroporto também disponibilizará os materiais aos sábados, de 8h às 11h30.

"Diversas praias da cidade serão atendidas. O objetivo é estimular a prática esportiva e proporcionar à comunidade e visitantes diversão e entretenimento ao ar livre, para que todos possam aproveitar o melhor da estação", destaca.

Dornelles exonera secretário de Pezão, preso na Operação Boca de Lobo

Publicado em 30/11/2018 - 20:20
Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil  Rio de Janeiro
O governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, exonerou hoje (30) o secretário estadual de Obras, José Iran Peixoto Júnior, preso nesta quinta-feira (29) na Operação Boca de Lobo. O governador Luiz Fernando Pezão foi preso na mesma ação, determinada pelo ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

De acordo com a assessoria do governo do Estado, o ato de exoneração de José Iran Júnior será publicada no Diário Oficial do Estado da próxima segunda-feira (3).
Também foram alvo da Operação Boca de Lobo o secretário de Governo, Affonso Henriques Monnerat Alves da Cruz; o servidor da Secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico Luiz Carlos Vidal Barroso; Marcelo Santos Amorim, sobrinho do governador; Cláudio Fernandes Vidal e Luiz Alberto Gomes Gonçalves, ambos sócios da J.R.O Pavimentação; e Luis Fernando Craveiro de Amorim e César Augusto Craveiro de Amorim, sócios da High Control.
No pedido de prisão, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, menciona a existência de “uma verdadeira vocação profissional ao crime, com estrutura complexa, tracejando um estilo de vida criminoso dos investigados, que merece resposta efetiva por parte do sistema de defesa social”.
Com prisão preventiva decretada ontem, Luís Alberto Gonçalves entregou-se na tarde desta sexta-feira na sede da Superintendência da Polícia Federal, na Praça Mauá. Após prestar depoimento, o empresário foi levado para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, onde ficará à disposição da Justiça Federal.
Edição: Nádia Franco

Ambiente realiza primeiro Curso de Adaptação e Sobrevivência na Selva

2018-11-30 18:35:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Divulgação
O curso teve duração de 32 horas ininterruptas com os participantes imersos em ambiente de selva

Representantes de diversas secretarias do município participaram do primeiro Curso de Adaptação e Sobrevivência na Selva (Cass), realizado pela Coordenadoria de Educação da Guarda Ambiental de Macaé. As atividades aconteceram entre os dias 27 e 28 de novembro e tiveram duração de 32 horas ininterruptas com os participantes imersos em ambiente de selva dentro do Parque Atalaia. A empresa Selva Brasil foi parceira na iniciativa.


De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Guarda, Raquel Giri, o objetivo foi proporcionar, aos profissionais que atuam em ambientes de selva, aprendizados sobre adaptação as condições impostas por ela, aprendendo a transformar a selva em sua aliada.

"O aprendizado das técnicas de sobrevivência se dá através de aulas teóricas e práticas, para isso, nosso treinamento foi desenvolvido para estar bem próximo da realidade enfrentada por um sobrevivente", pontuou a coordenadora.

O conteúdo oferecido nessas 32 horas de curso foi composto pelos temas: psicologia de sobrevivência, noções básicas de higiene e profilaxia, deslocamento em selva, equipamentos e kits de sobrevivência, primeiros socorros por intermédio dos meios de fortuna, nós e amarrações, construção de abrigos de emergência, animais peçonhentos, venosos e perigosos, obtenção, filtragem e purificação de água, obtenção e utilização de fogo, alimentos de origem vegetal e animal, espírito de equipe e liderança, orientação com bússola e meios naturais e sinalização para resgate.

De acordo com Gustavo Malheiros, fotógrafo da Secretaria de comunicação e aluno no curo, aprender sobre plantas venenosas e medicinais, como obter fogo e montar um abrigo e até mesmo como utilizar uma bússola para se locomover na mata foram aprendizados que serão levados para vida.

"Me alimentar com uma "ração" básica de amendoim (27g), farinha de mandioca (40g) e rapadura (um pedaço do tamanho de um chiclete) e ter que gerenciar esta ração durante quase um dia inteiro foi algo fora de série pra mim. Tivemos uma instrução sobre a psicologia da sobrevivência numa aula às 23h, num breu tremendo que não dava para ver o colega sentado ao lado. Me tirou da zona de conforto e elevou o nível de minha autoconfiança em uma situação de emergência e sobrevivência na selva", explicou, entusiasmado, o fotógrafo.

O curso contou com 11 participantes das secretarias de Comunicação, Saúde, Centro de Controle de Roedores (CCZ), Canil da Guarda Ambiental, Patrulha Maria da Penha, grupos de escoteiros, além de agentes da Guarda de Rio das Ostras.

A coordenadoria de Educação Ambiental realiza uma série de projetos, incluindo palestras em escolas. Interessados podem contatar o telefone 99991-5980.

Alunos de Rio das Ostras se destacam em Olimpíada de Matemática

  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Alunos que conquistaram medalhas e menções honrosas na Obmep receberam certificados de mérito da Secretaria de Educação
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    O secretário de Educação, Mauricio Henriques, ao lado de André Luiz, Raisa, Luna e Lucas, medalhistas da Cidade na Obmep 2018
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Os irmãos e medalhistas da Obmep, Luna e Lucas, ao lado da coordenadora do Projeto Obmep da Rede Municipal, Liliam Benhame
Publicada em: 30 de novembro de 2018 - 11h41Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras se destacaram em mais uma edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Na competição que reúne craques com os números, a Cidade foi premiada com três medalhas de bronze e 28 menções honrosas. Os alunos que alcançaram esses excelentes resultados na Obmep 2018 receberam homenagem na quinta-feira, dia 29, durante cerimônia no auditório da Secretaria da Educação.
O secretário de Educação, Mauricio Henriques Santana, destacou que o bom desempenho da Rede Municipal foi possível graças ao esforço dos alunos, à dedicação dos professores e também ao Projeto Obmep, implantado pela atual gestão. Com o projeto, que contemplou as 13 unidades de ensino com aprovados para a segunda fase da competição, os alunos puderam treinar para a prova a partir de questões de outras edições dessa importante competição.
“Estamos informando estudantes e pais sobre todos os benefícios de participar da Obmep. Os alunos medalhistas, por exemplo, podem ingressar no Programa de Iniciação Científica, que possibilita o aprofundamento do estudo da disciplina, com direito ao recebimento de uma bolsa do CNPq”, explica Liliam Benhame, que coordena o Projeto Obmep na Rede Municipal.
Professor de Matemática dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental no Ciep Municipalizado Mestre Marçal, Emildo Mothé fala do desafio de lecionar a disciplina. “Estimulamos o aprendizado dos que têm maior dificuldade e reforçamos, com exercícios extras, o desenvolvimento dos estudantes com maior aptidão”, conta Emildo ao lado da sua aluna Raisa Estevão da Graça, que ganhou medalha de bronze na Obmep 2018.
Segundo Raisa, de 13 anos, que cursa o 9º ano, a conquista do bronze foi inesperada. “Eu sempre tive facilidade com Matemática e fui bem na prova, mas não imaginava que levaria uma medalha”, afirma. Ganhar um bronze foi algo que surpreendeu também André Luiz Gouvea Borges, de 12 anos, aluno do 6º ano da Escola Municipal Professora Rosângela Duarte Faria. “Fiquei muito feliz e quero participar da próxima Obmep”, planeja.
Enquanto Raisa e André Luiz conquistaram suas primeiras medalhas, a aluna Luna Costa Pereira ganhou seu quarto bronze na Obmep. Luna, que tem de 15 anos e cursa o 9º ano na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, também recebeu uma medalha de prata da competição Canguru de Matemática e este ano alcançou um bronze na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (Omerj).
“Quando conquisto uma medalha sinto uma grande felicidade”, diz Luna, reforçando aptidão, esforço e apoio são fundamentais.  “Os professores percebem quando a gente está se empenhando e nos ajudam a nos desenvolver ainda mais”, garante.
No caso de Luna, a facilidade com os números vem de família. Sua irmã mais velha, Luiza, de 23 anos, ganhou um bronze da Obmep quando estudava na Rede Municipal de ensino. O irmão do meio, Lucas, de 17, conquistou três medalhas de ouro e uma de prata na Obmep e duas de ouro no Canguru da Matemática no período em que estava matriculado na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel e hoje, como aluno do IFF, continua recebendo premiações.
HOMENAGEM – Na cerimônia realizada na Secretaria de Educação foram entregues certificados de mérito aos três medalhistas de bronze e 28 alunos que receberam menções honrosas na Obmep 2018, aos seus respectivos professores de Matemática e às unidades de ensino nas quais estudam. Também o ex-aluno da Rede Municipal e morador da Cidade, Lucas Costa Pereira, que ganhou uma medalha de prata nesta edição da Obmep, e a estudante Ana Clara Pereira dos Santos, da Escola Fazenda da Praia Municipalizada, que conquistou medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba), foram homenageados com certificados.
CONFIRA NO LINK ABAIXO A LISTA DOS PREMIADOS:

Alunos de Rio das Ostras se destacam em Olimpíada de Matemática

  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Alunos que conquistaram medalhas e menções honrosas na Obmep receberam certificados de mérito da Secretaria de Educação
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    O secretário de Educação, Mauricio Henriques, ao lado de André Luiz, Raisa, Luna e Lucas, medalhistas da Cidade na Obmep 2018
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Os irmãos e medalhistas da Obmep, Luna e Lucas, ao lado da coordenadora do Projeto Obmep da Rede Municipal, Liliam Benhame
Publicada em: 30 de novembro de 2018 - 11h41Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras se destacaram em mais uma edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Na competição que reúne craques com os números, a Cidade foi premiada com três medalhas de bronze e 28 menções honrosas. Os alunos que alcançaram esses excelentes resultados na Obmep 2018 receberam homenagem na quinta-feira, dia 29, durante cerimônia no auditório da Secretaria da Educação.
O secretário de Educação, Mauricio Henriques Santana, destacou que o bom desempenho da Rede Municipal foi possível graças ao esforço dos alunos, à dedicação dos professores e também ao Projeto Obmep, implantado pela atual gestão. Com o projeto, que contemplou as 13 unidades de ensino com aprovados para a segunda fase da competição, os alunos puderam treinar para a prova a partir de questões de outras edições dessa importante competição.
“Estamos informando estudantes e pais sobre todos os benefícios de participar da Obmep. Os alunos medalhistas, por exemplo, podem ingressar no Programa de Iniciação Científica, que possibilita o aprofundamento do estudo da disciplina, com direito ao recebimento de uma bolsa do CNPq”, explica Liliam Benhame, que coordena o Projeto Obmep na Rede Municipal.
Professor de Matemática dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental no Ciep Municipalizado Mestre Marçal, Emildo Mothé fala do desafio de lecionar a disciplina. “Estimulamos o aprendizado dos que têm maior dificuldade e reforçamos, com exercícios extras, o desenvolvimento dos estudantes com maior aptidão”, conta Emildo ao lado da sua aluna Raisa Estevão da Graça, que ganhou medalha de bronze na Obmep 2018.
Segundo Raisa, de 13 anos, que cursa o 9º ano, a conquista do bronze foi inesperada. “Eu sempre tive facilidade com Matemática e fui bem na prova, mas não imaginava que levaria uma medalha”, afirma. Ganhar um bronze foi algo que surpreendeu também André Luiz Gouvea Borges, de 12 anos, aluno do 6º ano da Escola Municipal Professora Rosângela Duarte Faria. “Fiquei muito feliz e quero participar da próxima Obmep”, planeja.
Enquanto Raisa e André Luiz conquistaram suas primeiras medalhas, a aluna Luna Costa Pereira ganhou seu quarto bronze na Obmep. Luna, que tem de 15 anos e cursa o 9º ano na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, também recebeu uma medalha de prata da competição Canguru de Matemática e este ano alcançou um bronze na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (Omerj).
“Quando conquisto uma medalha sinto uma grande felicidade”, diz Luna, reforçando aptidão, esforço e apoio são fundamentais.  “Os professores percebem quando a gente está se empenhando e nos ajudam a nos desenvolver ainda mais”, garante.
No caso de Luna, a facilidade com os números vem de família. Sua irmã mais velha, Luiza, de 23 anos, ganhou um bronze da Obmep quando estudava na Rede Municipal de ensino. O irmão do meio, Lucas, de 17, conquistou três medalhas de ouro e uma de prata na Obmep e duas de ouro no Canguru da Matemática no período em que estava matriculado na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel e hoje, como aluno do IFF, continua recebendo premiações.
HOMENAGEM – Na cerimônia realizada na Secretaria de Educação foram entregues certificados de mérito aos três medalhistas de bronze e 28 alunos que receberam menções honrosas na Obmep 2018, aos seus respectivos professores de Matemática e às unidades de ensino nas quais estudam. Também o ex-aluno da Rede Municipal e morador da Cidade, Lucas Costa Pereira, que ganhou uma medalha de prata nesta edição da Obmep, e a estudante Ana Clara Pereira dos Santos, da Escola Fazenda da Praia Municipalizada, que conquistou medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba), foram homenageados com certificados.
CONFIRA NO LINK ABAIXO A LISTA DOS PREMIADOS:

Praias terão projeto de empréstimo de materiais esportivos

2018-11-30 16:36:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Bruno Campos - Arquivo Secom
O objetivo é estimular a prática esportiva e socialização
Quem não tem material esportivo para brincar na praia, a partir de segunda-feira (3), poderá desfrutar do projeto Esporte na Praia. A iniciativa, da Secretaria de Esportes, irá disponibilizar materiais esportivos como bolas, redes e pequenas traves para os frequentadores. O objetivo é estimular a sociabilização e a pratica de exercícios ao ar livre.
Nos Cavaleiros, a tenda de apoio ficará no Posto 2, no Centro de Convivência. Para fazer empréstimo dos materiais, os interessados deverão preencher uma ficha, apresentando um documento oficial com foto. O funcionamento será de segunda a sábado, de 8h às 11h30

O projeto ainda consiste em fazer avaliação física e dar orientações sobre quais atividades são adequadas de acordo com as necessidades individuais. Segundo a secretária de Esportes, Andreia Freitas, o projeto não ficará restrito a uma só localidade. Praia Campista, da Imbetiba e do Aeroporto também disponibilizará os materiais aos sábados, de 8h às 11h30.

"Diversas praias da cidade serão atendidas. O objetivo é estimular a prática esportiva e proporcionar à comunidade e visitantes diversão e entretenimento ao ar livre, para que todos possam aproveitar o melhor da estação", destaca.

Almirante Bento Albuquerque Junior é confirmado para Minas e Energia

Publicado em 30/11/2018 - 08:29
Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil  Rio de Janeiro
O almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior assumirá o Ministério de Minas e Energia. A confirmação foi anunciada hoje (30) pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, na sua conta no Twitter.
O almirante-de-esquadra é atualmente diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha.
Nascido no Rio de Janeiro, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior começou a carreira na Marinha em 1973. Foi comandante em chefe da Esquadra, chefe de gabinete do Comando da Marinha e comandante da Força de Submarinos Brasileira.
No exterior, o almirante atuou como observador militar das forças de paz das Nações Unidas em Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina.
 Ele é o vigésimo nome de ministro anunciado. A previsão é que permaneçam 22 ministérios, dos atuais 29. A intenção de Bolsonaro é enxugar as pastas para economizar recursos.

Repercussão

O atual ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, elogiou hoje (30), na sua conta do Twitter, a confirmação do almirante para a pasta. “[O] presidente Bolsonaro acertou na indicação do Almirante Bento para o MME. Muito bem preparado para as responsabilidades técnicas e de comando do setor. Conhece o funcionamento e os desafios da convivência no parlamento e é de uma família de superdotados.”
Matéria alterada às 8h51 para acréscimo de informação.
Edição: Renata Giraldi e Talita Cavalcante

Cartola conquista o título do Campeonato Municipal de Futsal

Cartola conquista o título do  Campeonato Municipal de Futsal
A equipe do Cartola é a grande campeã do 20º Campeonato Municipal de Futsal, na categoria Adulto. Na decisão, disputada na noite de quinta-feira (29), no Ginásio Poliesportivo Walth Mille Pessanha, com presença maciça de torcedores, o título veio com goleada de 5 a 1 sobre os Dragões. Os demais vencedores foram Juventude (Sub-14), Manchester City (Sub-17) e Dragões (Veterano), em uma noite de muitas emoções.
Antes da primeira partida entre Juventude e Show de Bola, pela Sub-14, atletas das duas equipes prestaram homenagem ao jovem Taylan, que jogava pelo Juventude e se afogou na praia de João Francisco, no último dia 18. Familiares de Taylan estiveram no ginásio e acompanharam a vitória do Juventude por 2 a 0, gols de Guilherme e Marcos Felipe. O terceiro lugar, na categoria, ficou com Santa Catarina.
No confronto pelo ouro no Sub-17, Manchester City e Manchester United empataram sem abertura de contagem no tempo normal, com o City vencendo por 3 a 2 na cobrança de penalidades. O time do Show de Bola conquistou a medalha de bronze. Entre os veteranos, novo empate em 0 a 0 entre Dragões e Santa Catarina. Nas penalidades, os Dragões fizeram 3 a 1 e levantaram o troféu. O terceiro lugar foi da Pelada dos Amigos.
No principal jogo da noite, Cartola e Dragões entraram em quadra apoiados por torcidas animadas e barulhentas. Com a bola rolando, superioridade do Cartola, que abriu 3 a 0 no primeiro tempo, com gols de Bruno Reis, Vertene e Filipinho. Na segunda etapa, Filipinho e Vinicius marcaram para o Cartola, enquanto Folete fez o gol de honra dos Dragões. Santa Catarina terminou em terceiro lugar.
A prefeita Fátima Pacheco fez a entrega das premiações, ao lado dos vereadores Calico Leite, Leone Cordeiro, Cássio Reis, Xande Moreno e José Borba, que atualmente responde pela secretaria municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; da coordenadora de Esporte e Juventude, Ísis das Chagas, e do coordenador de Programas Esportivos, Rodrigo Bittencourt.
Fátima destacou o empenho dos funcionários da Coordenadoria de Esporte e Juventude, responsável pela organização da competição, e a participação das comunidades na disputa. “O esporte agrega, une e mobiliza as pessoas. Foi um campeonato preparado com muito carinho, com a dedicação dos servidores. Vamos continuar investindo nessa área, que tanto colabora para a melhoria da qualidade de vida de nossa população”, completou.

A última rodada foi marcada ainda por sorteio de brindes e apresentação da Corporação Musical Magnólia Ribeiro Barreto, do Ciep 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva.

Cartola conquista o título do Campeonato Municipal de Futsal

Cartola conquista o título do  Campeonato Municipal de Futsal
A equipe do Cartola é a grande campeã do 20º Campeonato Municipal de Futsal, na categoria Adulto. Na decisão, disputada na noite de quinta-feira (29), no Ginásio Poliesportivo Walth Mille Pessanha, com presença maciça de torcedores, o título veio com goleada de 5 a 1 sobre os Dragões. Os demais vencedores foram Juventude (Sub-14), Manchester City (Sub-17) e Dragões (Veterano), em uma noite de muitas emoções.
Antes da primeira partida entre Juventude e Show de Bola, pela Sub-14, atletas das duas equipes prestaram homenagem ao jovem Taylan, que jogava pelo Juventude e se afogou na praia de João Francisco, no último dia 18. Familiares de Taylan estiveram no ginásio e acompanharam a vitória do Juventude por 2 a 0, gols de Guilherme e Marcos Felipe. O terceiro lugar, na categoria, ficou com Santa Catarina.
No confronto pelo ouro no Sub-17, Manchester City e Manchester United empataram sem abertura de contagem no tempo normal, com o City vencendo por 3 a 2 na cobrança de penalidades. O time do Show de Bola conquistou a medalha de bronze. Entre os veteranos, novo empate em 0 a 0 entre Dragões e Santa Catarina. Nas penalidades, os Dragões fizeram 3 a 1 e levantaram o troféu. O terceiro lugar foi da Pelada dos Amigos.
No principal jogo da noite, Cartola e Dragões entraram em quadra apoiados por torcidas animadas e barulhentas. Com a bola rolando, superioridade do Cartola, que abriu 3 a 0 no primeiro tempo, com gols de Bruno Reis, Vertene e Filipinho. Na segunda etapa, Filipinho e Vinicius marcaram para o Cartola, enquanto Folete fez o gol de honra dos Dragões. Santa Catarina terminou em terceiro lugar.
A prefeita Fátima Pacheco fez a entrega das premiações, ao lado dos vereadores Calico Leite, Leone Cordeiro, Cássio Reis, Xande Moreno e José Borba, que atualmente responde pela secretaria municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; da coordenadora de Esporte e Juventude, Ísis das Chagas, e do coordenador de Programas Esportivos, Rodrigo Bittencourt.
Fátima destacou o empenho dos funcionários da Coordenadoria de Esporte e Juventude, responsável pela organização da competição, e a participação das comunidades na disputa. “O esporte agrega, une e mobiliza as pessoas. Foi um campeonato preparado com muito carinho, com a dedicação dos servidores. Vamos continuar investindo nessa área, que tanto colabora para a melhoria da qualidade de vida de nossa população”, completou.

A última rodada foi marcada ainda por sorteio de brindes e apresentação da Corporação Musical Magnólia Ribeiro Barreto, do Ciep 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva.

Prefeito pede à União agilidade na entrega de moradias

2018-11-28 15:55:00 - Jornalista: Mônica Braga
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: João Barreto - Arquivo Secom
Objetivo é obter autorização para entregar moradias no Condomínio Carlos Emir a famílias desabrigadas
Devido às fortes chuvas que atingiram o município neste mês, ocasionando prejuízos em vários bairros, com ênfase na Região Serrana, o prefeito Dr. Aluizio enviou ofício ao Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, na última semana. O documento foi entregue por intermédio do deputado federal eleito Felício Laterça, em reunião no Ministério na quarta-feira (21).
O prefeito pediu celeridade, com pretensão de obter autorização para entregar 128 moradias, atendendo, assim, famílias desabrigadas em função das chuvas. Essas unidades estão construídas no Condomínio Residencial Dr. Carlos Emir Mussi, Bosque Azul, através do Programa Minha Casa Minha Vida.

A secretária adjunta de Habitação, Tania Jardim, registrou a importância de acelerar o processo. “Estamos com uma demanda considerável, mas otimistas de que o mais breve possível vamos realizar o sonho da casa própria para aqueles que necessitam ser realocados em ambiente seguro, deixando para trás uma habitabilidade em áreas de risco”, concluiu a secretária.

Legislativo pede conclusão de obras e fim dos transtornos na cidade

Foto:Ivana Gravina
Vereador quer finalização das obras do viaduto e do posto de saúde da Virgem Santa
Dois requerimentos aprovados na sessão desta quarta-feira (28), na Câmara Municipal de Macaé, pedem explicações para a paralisação de obras consideradas fundamentais para a população. A primeira é sobre a reforma do viaduto da Rodovia Amaral Peixoto e a segunda é acerca da construção do Posto de Saúde da Virgem Santa – ambas interrompidas há mais de seis meses, de acordo com o autor das proposições, o vereador Maxwell Vaz (SD).
Segundo Maxwell, o impacto viário da paralisação da obra do viaduto é muito grande, pois o seu acesso está em meia pista. Além disso, ele relata que as estruturas de ferro estão expostas e em processo de corrosão e há entulho nas extremidades. “Tudo isso gera um enorme transtorno para os cidadãos, para o comércio local e para a indústria do petróleo, já que essa é uma das principais vias de transporte da cidade”.
Já sobre o atraso na conclusão da obra do posto de saúde da Virgem Santa, o vereador do Solidariedade solicitou também informações sobre o recebimento de verba federal para esta finalidade e, em caso positivo, o que foi feito com tal recurso. “Queremos saber o motivo para a não finalização das obras dentro do cronograma estabelecido e cobrar a sua conclusão para evitar ainda mais desperdício de dinheiro público”, concluiu Maxwell.
Jornalista: Adriana Corrêa

Presidente decreta luto oficial de três dias pela morte de ex-vereador

O presidente da Câmara Municipal de Macaé decretou luto oficial de três dias a contar da data desta quarta-feira (28), pela morte do ex-vereador Antônio Pinto de Souza, conhecido como “Fio”. De acordo com registros de arquivo, ele foi eleito pela primeira vez em 1976 e permaneceu como parlamentar por seis mandatos consecutivos. Nascido e criado em Carapebus, “Seu Fio”, como também era chamado, ingressou na Câmara quando Carapebus ainda era o terceiro distrito de Macaé.
Durante o período em que exerceu a função de vereador, ele lutou por importantes avanços para o município. Por isso, o Legislativo macaense presta homenagem a esta figura ilustre da região, falecido na última terça-feira (28), aos 82 anos. A Câmara externa seu pesar e se solidariza com todos os amigos e familiares.
Jornalista: Adriana Corrêa
 O Vereado  Dr, Eduardo Cardoso é forte candidato a presidência da Câmara Municipal de Macaé.Ano2019/2020.

Campos apoia economia criativa e incentiva microempreendedores artesanais

Município conta com 11 estabelecimentos de bebida artesanal e não havia lei que definisse regras de produção e consumo e incentivo à ampliação do negócio
Por: Redação - Foto: Luis Macapá/Héllen Souza -  29/11/2018 - 16:43:08
O Departamento municipal de Turismo se reuniu com microempreendedores de bebida artesanal do município nesta quinta-feira (29), para apresentar o projeto de lei — aprovado na Câmara na quarta (28) e que vai à sanção do prefeito Rafael Diniz — que dispõe sobre o licenciamento e a criação do programa de incentivo à produção de bebidas artesanais. A proposta é promover os produtores artesanais e fomentar o turismo gastronômico do município.

— O município de Campos, com aproximadamente 11 estabelecimentos, não tinha uma lei que definisse as regras de produção e consumo. Enviamos essa proposta à Câmara e os vereadores entenderam a importância dessa nova economia. Com essa lei, damos condições a esse mercado e certamente estimulamos a geração de empregos. Vamos fomentar a economia criativa e o turismo gastronômico — destacou o prefeito Rafael Diniz. 

Segundo o diretor do Departamento de Turismo, Hans Muylaert, a lei aborda critérios para se considerar microcervejaria artesanal, sendo que a soma da produção anual não pode ser superior a 3 milhões de litros, considerados todos os seus estabelecimentos, inclusive aqueles pertencentes às coligadas ou à controladora.    

— Nossa cidade conta com vários produtores e cada um desenvolve ao menos quatro tipos de receita. A intenção é criar um “tour cervejeiro”, para que os turistas possam conhecer as belezas da cidade e as apreciem, fazendo com que se sintam livres na escolha da cervejaria e aproveitem também os pontos turísticos do nosso município. Ao criarmos um polo cervejeiro, estaremos possibilitando a exportação dessa produção para o país inteiro — destacou Hans Muylaert.

O empresário da cervejaria Tatanka, Bruno Aguiar, destaca a importância do projeto para categoria.

—  Esse incentivo faz com que fábricas possam ser implantadas dentro do município, fomentando ainda mais a nossa produção, através da atração do turismo, enriquecendo e criando valores culturais e econômicos. Sem dúvidas esse projeto veio para somar — relatou o empresário da cervejaria Tatanka, Bruno Aguiar.