Festival de Dança Cemeaes “Metrópoles” volta hoje ao Teatro
2018-11-01 12:25:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Foto: João Barreto
Espetáculo mistura jazz, balé e dança de rua com história
O primeiro dia teve de ter uma sessão extra de tanta gente que lotou o Teatro Municipal de Macaé, no Centro da cidade. A fila estava em toda a extensão da Galeria de Arte Hindemburgo Olive, onde fica o teatro, até quase na esquina do primeiro quarteirão da Rua Euzébio de Queiroz. “Fiquei feliz da vida! Eu não via a hora de chegar este momento tão especial”, disse Penha Paulino Lopes, moradora no Lagomar e avó de Ana Clara, de 7 anos, que entrou no Cemeaes este ano e faz dança. Juliana Silva, 13 anos, do Aeroporto, disse que pretende seguir a carreira de bailarina. “Depois que comecei a fazer dança no Cemeaes não tenho dúvida do que quero para o meu futuro: ser bailarina. É uma profissão muito bonita porque a gente fala através da dança”.
Cemeaes é o Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar. O coordenador, José Carlos Crespo, disse que o festival acontece há 15 anos, mas ganhou destaque pelo trabalho de inclusão social desenvolvido o ano inteiro e apresentado no palco para todo o público envolvendo a família e a comunidade onde o Centro atua.
São quatro módulos da instituição, que tem modelo de atendimento único em todo o Estado do Rio de Janeiro: Centro, Barra, Aeroporto e Córrego do Ouro, na região serrana do município. Atende a 3,8 mil crianças, com ou sem necessidades especiais, oferecendo, gratuitamente, atividades pedagógicas e também psicologia, fonoaudiologia e outras voltadas, principalmente, para auxiliar o desenvolvimento motor delas. Entre as atividades, além da dança, há natação, jogos de tabuleiro, futebol.
"O diferencial do Cemeaes é o atendimento ao escolar, de 4 a 17 anos de idade, oferecendo a ele atividades diversas importantes para o seu desenvolvimento físico e psíquico", destacou Crespo. A instituição é mantida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Superintendência de Educação Integrada, que fez parceria com a Secretaria Municipal de Cultura para realizar o Festival de Dança no teatro. A superintendente Janaína Pinheiro também acompanhou o espetáculo.
No final da apresentação, os alunos abraçaram os professores Maurício Areas e Adriana Vieira em agradecimento pelo trabalho que vale tanto a pena na vida deles e de suas famílias. Maurício explicou que o nome dado ao espetáculo, “Metrópoles”, é porque, como diz o significado da palavra em grego, “cidades-mães”, quis mostrar a dança de grandes capitais e cidades no Brasil e no mundo. E os alunos apresentaram tão bem que dois dias de espetáculo será pouco para mostrar tanto talento.
“Metrópoles” mistura jazz, balé e dança de rua com história o tempo todo, desde as cidades escolhidas, as músicas, o figuro dos alunos e, claro, as danças típicas com cenário sincronizado ao fundo. Eles dançaram Athenas (Grécia), Casa Blanca (Marrocos), Nápoles e Milão (Itália), Pequim (China), Lisboa (Portugal), Los Angeles (Estados Unidos), Dubai (Emirados Árabes), Tóquio (Japão) e Recife (Pernambuco, Brasil).
Nem todas as 400 crianças e adolescentes estão no palco do “Cemeaes Metrópoles” porque muitos desses jovens atuam nos bastidores dando suporte para que o evento seja realizado com sucesso. A dança é oferecida na unidade do Centro.
Endereços
- Cemeaes – Centro - Rua Nova Aurora, 71 - Telefone: 2796-1780.
- Cemeaes – Barra - Rua Hildebrando Alves Barbosa, 352 - Telefone 2791-0805.
- Cemeaes – Aeroporto - Rua Leony de Souza Alvarenga, 52 - Telefone 2772-0528.
- Cemeaes Serra - Rua Eduardo Motta - Córrego do Ouro - Telefone: 2765-3931.
Nenhum comentário:
Postar um comentário