AÇÃO
População de rua ganha dia de cidadania em comemoração ao aniversário de Belém
11/01/2019 18:42
Pessoas atendidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) participaram, nesta sexta-feira, 11, de uma ação de cidadania promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). A ação em comemoração aos 403 anos de Belém teve como objetivo levar diversas ações aos usuários atendidos pelo Centro Pop de Belém e Icoaraci, além dos atendidos pela Casa Abrigo para Moradores de Rua (CAMAR).
Durante a ação, realizada na sede da entidade, os usuários tiveram direito a palestras de prevenção e alimentação, teste rápido de tuberculose e outras doenças, consultas de saúde com o Consultório na Rua, inscrição e atualização no Cadastro Único, distribuição de preservativos, aplicação de flúor, exames sorológicos, encaminhamentos para certidão de nascimento, emissão de carteira de trabalho e carteira de identidade, entre outros.
Natural da cidade de Imperatriz, no Maranhão, Marcelo da Conceição, de 29 anos, vive nas ruas de Belém há mais de quinze anos. Por causa das drogas, saiu de casa a procura de um refúgio pra fugir dos problemas. “As pessoas ficam julgando a gente que não tem casa pra morar. Temos os nossos problemas, mas graças a Deus criaram o Centro Pop e por aqui consegui minha segunda via de certidão de nascimento. Agora vou conseguir minha carteira de trabalho, minha carteira de identidade e quem sabe um emprego”, comentou.
“Quando são realizados eventos consolidados você agrega diversos órgãos e consegue oferecer diversos serviços e uma assistência integral em um mesmo dia. Isso acaba tendo mais efetividade e oferecemos cidadania as pessoas mais “invisíveis” da sociedade”, destacou Juliana Oliveira, coordenadora do núcleo de defesa de direitos humanos de ações estratégia da Defensoria Pública do Estado do Pará.
Mayara da Silva, de 26 anos, atendida no Centro Pop Belém, aproveitou a oportunidade pra tirar carteira de trabalho. “Sempre fui muito bem tratada aqui, quando chego ao Centro converso com os técnicos, tomo café, descanso, almoço, merendo e quando preciso recebo encaminhamento para atendimento no posto de saúde. Muito bom isso que estão oferecendo pra gente, pois fora daqui temos dificuldades em conseguir esses serviços”, destacou a jovem, que por conta de desentendimentos com a família, vive na rua há um ano.
De acordo com a presidente da Funpapa, Adriana Azevedo, o trabalho do Centro Pop é para ajudar a devolver cidadania para esta parcela esquecida da população. ”Em comemoração ao aniversário de Belém, resolvemos proporcionar este momento de integração. Eles vivem afastados da vida social e este é o papel da assistência, buscar essas pessoas pra terem acesso a esses serviços e conquistarem sua cidadania”, declarou a gestora, que destacou a importância da parceria de todos os órgãos envolvidos.
O evento contou com a participação do Conselho das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (COPSAN), Consultório na Rua e Unidades da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), Pacto Belém pela Vida, Defensoria Pública, Fundo Ver-o-Sol, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH).
Texto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário