ANIVERSÁRIO
Belém celebra 403 anos de fundação com bolo de 20 metros e muitas bênçãos
12/01/2019 16:28
A manhã deste sábado, 12, foi de intensa movimentação no bairro da Cidade Velha, nas comemorações pelo aniversário de 403 anos de fundação de Belém. As festividades começaram com uma missa em Ação de Graças, seguida de um abraço de oração e gratidão promovido por membros da Igreja Assembleia de Deus, prestação de serviços das entidades municipais à comunidade e o tradicional corte do bolo, com o ‘Parabéns pra Você’ no Complexo do Ver-o-Peso. Toda a programação de aniversário foi organizada pela Prefeitura Municipal de Belém.
Missa - O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, demais autoridades municipais e moradores da cidade assistiram à missa em Ação de Graças que foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Irineu e Dom Antônio, na Catedral de Belém. A missa foi transmitida pela TV Nazaré para o Pará e mais sete estados e teve a participação do coral Angelorum, da Basílica de Nazaré.
A aposentada Eunice Silva, de 80 anos, moradora do bairro do Guamá, chegou cedo à igreja para assistir à missa. Pernambucana de nascimento, ela chegou a Belém aos 20 anos de idade e, em todos esses 60 anos, nunca deixou de assistir à missa do aniversário da cidade. “Vir à essa missa é a minha forma de agradecer a essa cidade linda que me acolheu há tantos anos. Construí aqui uma bela família, com cinco filhos, dez netos e cinco bisnetos e agradeço também por essa graça. Desejo a Belém mais compreensão e que os moradores dela possam conviver melhor”, apontou dona Eunice.
Na homilia Dom Taveira lembrou de todos aqueles que colaboram para a construção da cidadania. “Não podemos nos omitir em dar nossa contribuição ao enfrentamento das diferenças que surgem. Temos que estar atentos à violência, à falta de cuidado e à superação sobre a falta do senso comum. Temos que olhar para o alto e pedir que a cidade deixe Deus entrar com os valores das leis de Deus”, disse.
Um momento solene da missa ocorreu após a procissão da comunhão. O prefeito Zenaldo Coutinho, acompanhado da estudante Fernanda Vitória Gomes Borges, de 9 anos, fez a oferta da bandeira do município de Belém e de um ramalhete de flores. Os objetos foram abençoados por Dom Taveira e em seguida colocados no altar de Nossa Senhora de Belém.
Fernanda Vitória estuda o 5º ano na escola municipal Honorato Filgueiras. A menina, que é portuguesa e mora há quatro anos em Belém, estava muito emocionada. “Estou ansiosa porque vai ser uma bela homenagem e estou muito feliz de ter sido escolhida”, festejou.
Fernanda Vitória estuda o 5º ano na escola municipal Honorato Filgueiras. A menina, que é portuguesa e mora há quatro anos em Belém, estava muito emocionada. “Estou ansiosa porque vai ser uma bela homenagem e estou muito feliz de ter sido escolhida”, festejou.
Zenaldo Coutinho citou partes do Evangelho de São João, lido na missa, e disse que a cidade de Belém busca a proteção da pluralidade e redução das desigualdades sociais. “Saímos desta celebração com as forças renovadas para continuar esse trabalho de fazer de Belém uma cidade para todos, tratando bem as diferenças e reduzindo as desigualdades. Como foi citado no Evangelho buscamos olhar aos céus, pedindo sabedoria para não nos acovardar, buscando avanços maiores no caminho da paz e do progresso para a nossa cidade”, declarou o prefeito.
Abraço - Desde o ano de 2016, quando Belém completou 400 anos de fundação, a comunidade evangélica da Assembleia de Deus da capital promove um abraço de oração e gratidão pelo aniversário da cidade. Este ano, em seguida à missa na igreja da Sé, cerca de três mil membros da igreja evangélica se posicionaram, de mãos dadas, no entorno do Palácio Antônio Lemos e Praça Dom Pedro II, e fizeram a oração do Pai Nosso e de agradecimentos. Ainda de mãos dadas se ajoelharam em oração, junto com o prefeito Zenaldo Coutinho, para comemorar o aniversário da capital. O pastor Ronaldo Almeida sempre participa do abraço e este ano, na oração, fez um pedido especial para a cidade. “Esse abraço é importante para a nossa cidade, onde nós estamos trazendo as bençãos de Deus. Eu desejo muita paz e amor no coração das pessoas que moram em Belém do Pará”.
O abraço se iniciou com uma contagem regressiva, seguido da oração do Pai Nosso e por fim, os parabéns com o corte de um pequeno bolo. “A Assembleia de Deus nasceu aqui, amamos a nossa cidade. Com o nosso povo estamos dando um abraço de gratidão e de joelhos dobrados pedimos a Deus a benção para Belém”, destacou o pastor evangélico Samuel Câmara, responsável pela Igreja Assembleia de Deus em Belém.
Bolo - Quinze merendeiras de escolas públicas municipais de Belém ajudaram a cortar e distribuir o bolo do aniversário de Belém, no Complexo do Ver-o-Peso, momento que tem a forte participação dos moradores da cidade, que aguardavam desde cedo o início da programação.
Nove pessoas, entre padeiros e confeiteiros, trabalharam na confecção e decoração do bolo de 20 metros. A festa do bolo é organizada pela Companhia de Turismo de Belém (Belemtur), sendo que a iguaria foi feita pela panificadora Versailles, durante 18 horas, com apoio dos moinhos de trigo Ocrim e Cruzeiro do Sul, que produzem as farinhas de trigo Mirella e Rosa Branca.
A massa do bolo de pão de ló utilizou 180 quilos de trigo, 180 de açúcar, 1.200 ovos e 60 litros de leite, produzindo 100 placas de bolos retangulares. Os bolos foram trazidos ao Ver-o-Peso e às 5 horas começou a montagem, feita por quatro confeiteiros. No recheio teve castanha do Pará, doce de cupuaçu, doce de leite e goiabada. Na cobertura foram utilizados 60 litros de glacê branco mesclado com chocolate, passas e frutas cristalizadas. O símbolo da Prefeitura de Belém e a vela com o número 403 completavam a decoração.
“Há 17 anos nossa panificadora tem o prazer de confeccionar o bolo do aniversário de Belém. Para nós é uma felicidade, porque já uma tradição e fazemos isso com a alegria de celebrar essa data importante para nossa cidade”, contou Eugênio Pereira, proprietário da panificadora Versailles.
Parabéns - A canção de parabéns foi executada pela Banda da Guarda Municipal e teve coro do público presente. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, ao lado de autoridades municipais cortou o bolo e entregou a primeira fatia à senhora Carmelita dos Passos Rocha. O prefeito destacou os avanços pelos quais Belém vem passando. “Não é fácil administrar uma cidade como a nossa, mas estamos caminhando bem. Neste aniversário iremos inaugurar a Casa da Saúde da Mulher e temos planos para mais um hospital, além da conclusão do BRT. São presentes para esta cidade que tanto amamos”, destacou Zenaldo Coutinho.
Fatias - Quem estava atenta à distribuição do bolo era a senhora Maria de Belém Dantas, moradora do bairro do Telégrafo. Ela tinha compromissos próximos ao Ver-o-Peso, viu a movimentação, se lembrou do aniversário e do bolo e decidiu ficar para a festa. “É a primeira vez que venho nessa festa e estou gostando muito. É uma bela homenagem para a nossa cidade e estou feliz de estar aqui. Só espero que eu consiga pegar uma das fatias, porque o bolo parece estar bem gostoso”, apostou Maria de Belém.
Mas quem estava antes de todos na festa do bolo era a doméstica Sandra Cristina Almeida, de 57 anos, que chegou às 6 horas ao Ver-o-Peso. Ela veio do bairro da Marambaia e foi a primeira da fila a pegar uma das fatias do bolo, que foi entregue por uma merendeira.
Antes do corte do bolo algumas pessoas da comunidade ganharam diplomas de reconhecimento pelo aniversário de Belém. Os empresários Bruno Galvão Veras, do moinho Cruzeiro do Sul, e Rui Brandão Rodrigues, da empresa Ocrim, além das moradoras de Belém Carmelita dos Passos Rocha e Rose Vasconcelos Modesto, foram os homenageados.
Em meio a milhares de pessoas e muitos profissionais da imprensa, o pequeno Lander Pacheco, de 13 anos, estava com o amigo Israel Moraes, de 12. Juntos eles criaram, em janeiro deste ano, o canal “Lander Pacheco”, com o intuito de fazer matérias sobre o cotidiano da cidade.
Em meio a milhares de pessoas e muitos profissionais da imprensa, o pequeno Lander Pacheco, de 13 anos, estava com o amigo Israel Moraes, de 12. Juntos eles criaram, em janeiro deste ano, o canal “Lander Pacheco”, com o intuito de fazer matérias sobre o cotidiano da cidade.
Munido de uma pequena câmera, o menino teve ajuda de todos na missão de informar. “Eu sempre pensei em trabalhar em emissora como jornalista, mas só tenho 13 anos. Então criei um canal no YouTube, compramos o material e começamos a fazer reportagens. A cobertura no aniversário de Belém é a primeira do nosso canal”, contou Lander.
Agentes da Guarda Municipal de Belém garantiram a segurança da programação e os da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) ordenaram o trânsito nas ruas e avenidas das proximidades do Ver-o-Peso.
Texto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário