Unidades do Cras promovem Colônia de Férias
Publicada em: 18 de Janeiro de 2019 - 18h07Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Pura diversão neste mês de janeiro para crianças e adolescentes atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social – Cras de Rio das Ostras. Desde o início da semana, todas as unidades do Cras ganharam uma colônia de férias, que vai oferecer várias atividades diferenciadas até o dia primeiro de fevereiro.
A Colônia de Férias acontece nas unidades Cras Norte (Âncora), Cras Sul (Cidade Beira Mar), Central (no Parque da Cidade, em Nova Cidade) e Cras de Rocha Leão. As atividades são realizadas no período da manhã, das 9h às 11h30, e à tarde, das 14h às 16h30.
Somente no Cras Norte, cerca de 100 crianças e adolescentes foram inscritos, com idades de quatro a 17 anos. De acordo com a assistente social e coordenadora da unidade, Caroline Magalhães Marques, o objetivo é promover interação e dar oportunidade a esse público de vivenciar diversas atividades diferentes com vários profissionais.
“Além da diversão, a ideia é tirar crianças e adolescentes do risco social e oportunizar aos pais e responsáveis mais tempo para trabalhar neste período de férias, pois muitos são autônomos e aproveitam para trabalhar nas praias e eventos na cidade”, ressaltou a coordenadora, que conta também com o apoio da pedagoga Soraia Ribeiro Miranda e da assistente social Luciane Rezende Nogueira.
Durante a Colônia de Férias, a criançada participa de atividades recreativas e lúdicas. Tem dança, jiu-jitsu e outros esportes, desenho, contação de histórias, confecção de brinquedos, resgate de brincadeiras antigas, além de orientações sobre preservação do meio ambiente e defesa pessoal.
Maria Luísa de Souza Ramos, de oito anos, disse que está gostando muito da Colônia de Férias e o que é mais legal para ela são as aulas de jiu-jitsu e a brinquedoteca. “Acho muito bom porque não tenho nada para fazer nas férias e aqui as pessoas são carinhosas comigo. Gosto do jiu-jitsu porque me mostra como me defender quando alguém faz alguma coisa errada. Aqui também faço novos amigos”, completou a pequena Luísa.
Para a pedagoga Soraia Ribeiro, a aceitação é ótima e trata-se de uma ocupação sadia no tempo livre das crianças. “Todos brincam e interagem com atividades diferenciadas e isso apresenta para elas novas formas de vivência, proporcionando desenvolvimento motor, cognitivo e social”, acrescentou.
INTERAÇÃO – A secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Eliara Fialho, destacou que a Colônia de Férias é uma alternativa para que as crianças e adolescentes dos territórios onde funcionam os Centros de Referência da Assistência Social e unidades de atendimento da Secretaria possam no período das férias escolares serem atendidas com atividades de recreação e esportivas mais próximo de sua residência.
“Além de promover um pouco de alegria e diversão, também aproximamos a comunidade dos espaços de atendimento da Secretaria, o que é muito importante para que possam sempre que precisar, acessar os serviços ali ofertados para a garantia de seus direitos”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário