Draga flutuante já está em Barra do Furado
Por: Thaisa Barreto - Foto: Divulgação - 15/02/2019 - 19:14:53
Os 220 pescadores de Campos e de Quissamã receberam nesta quinta-feira (14), a draga de sucção enviada pela Petrobrás à Colônia de Pescadores Z-19, em Farol de São Thomé. A máquina, que foi adquirida por meio de uma compensação ambiental por impactos caudados à atividade pesqueira pela empresa na prospecção e exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos, vai atender no sustento de aproximadamente 220 famílias de pescadores dessas regiões. O equipamento era esperado há anos.
O equipamento de 12m x 3m tem capacidade para dragar até 80m³ por hora, atingindo um calado (profundidade) de até 4,5m. Os últimos 450m do canal, que apresenta problemas de assoreamento durante alguns meses do ano, impedindo a saída e entrada de barcos de pesca na comunidade, têm cerca de 70m de largura. A instalação da draga vai permitir que os barcos acessem o mar a qualquer hora, garantindo o sustento das famílias das centenas de pescadores.
Segundo o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso, nos primeiros dias, funcionários que irão operar a máquina vão passar por treinamento, instruídos pelo operador técnico da empresa.
— A máquina vai começar a ser operada em um canal específico, ajudando a remover areia do canal em Barra do Furado e depositando em Farol de São Thomé, local onde o mar avançou. São duas carretas, uma com flutuante outra com tubos que servem como balsa — informou, Nildo Cardoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário