Nesta quarta-feira, dia 20, mais precisamente às 18h57, o verão se despede e dá início ao outono. Para o setor do turismo, em Cabo Frio, a estação mais quente do ano deixará saudades. Embora a expectativa fosse de queda no movimento por conta da crise financeira que o país atravessa, o resultado foi positivo. Segundo a Associação de Hotéis, a ocupação média da rede entre dezembro de 2018 e março deste ano ficou em 85%, cerca de 5% maior do que o registrado no mesmo período da temporada passada.
A novidade ficou por conta do maior número de turistas do interior de São Paulo que visitou o município. Esse aquecimento, segundo o presidente da Associação de Hotéis, Carlos Cunha, “é fruto de um trabalho que realizamos desde o ano passado em parceria com o Convention e a Secretaria de Turismo, com a realização de roadshows em Campinas, Feira de Turismo de Ribeirão Preto (Avirpp) entre outras ações de divulgação do nosso destino. Inclusive, temos até uma representante de Cabo Frio trabalhando direto no interior de São Paulo fazendo nossa divulgação para um novo tipo de público”, explicou.
Alguns hotéis também notaram um outro tipo de turista: “tivemos um aquecimento de cerca de 30% no número de visitantes paulistanos por conta da certificação da Bandeira Azul da Praia do Peró. O nosso pico com esse novo público foi entre os meses de novembro e dezembro”, informou Márcio Nascimento, gerente de um hotel que localizado na orla certificada.
“Também tivemos, nesta temporada, um maior número de visitantes estrangeiros fruto de um roadshow realizado na Argentina e no Uruguai em 2018. Foi uma semana divulgando Cabo Frio em Montevidéu, Buenos Aires e Córdoba, através de parceria com a Associação de Hotéis e Cabo Frio Convention. O trabalho possibilitou ainda a divulgação da cidade na capital argentina por cerca de quatro meses em 30 ônibus que rodavam todos os dias com 18 horas de exposição do destino em cerca de 400 km gerando grande visibilidade para Cabo Frio”, lembrou o secretário de Turismo, Radamés Muniz.
Outra ação importante para o aquecimento do setor nesta temporada foi uma parceria realizada entre a Secretaria de Turismo e o Cabo Frio Airport. Fechada em agosto de 2018, a medida possibilitou aumento no número de novos voos. O aeroporto local, que até então recebia apenas três voos semanais vindos de Belo Horizonte, passou a receber mais de 14 em dezembro. Além disso, a parceria possibilitou a implantação de novas linhas vindas também dos aeroportos da Argentina e de Viracopos.
O secretário de Turismo lembrou que, além de todas essas ações, este ano o município já conta com um calendário anual de eventos. “Conseguimos reunir eventos de grande, médio e pequeno porte que agora fazem parte de um edital de fomento para que as empresas possam apoiar ou patrocinar. Será um calendário fixo para ser mantido independente da mudança de governo, exatamente como acontece com a Feira Literária Internacional de Paraty (Flip). E com esses novos voos para Cabo Frio, a expectativa é de que esse calendário atraia ainda mais turistas o ano todo”, explicou Radamés.
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