Campanha contra a gripe é prorrogada até 15 de junho
2019-05-29 11:32:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Foto: Bruno Campos - Arquivo Secom
Macaé já imunizou 84% do público-alvo
A gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos, lembra que a definição do público-alvo é feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), priorizando os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, como crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas com 60 anos de idade ou mais; trabalhadores de saúde (com comprovação); professores das escolas públicas e privadas (com comprovação); pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independente da idade, com apresentação da prescrição médica, especificando o motivo da indicação.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, neste ano no país, foram registrados 407 casos do vírus influenza A (H1N1), com 86 óbitos. Os dados da Vigilância em Saúde de Macaé foram notificados 43 casos de H1N1, sendo dois confirmados. Destes, um evoluiu para cura e o outro foi a óbito, sendo que a paciente que faleceu era moradora do distrito de Unamar, no município de Cabo Frio.
Segundo Daniela, do total de casos notificados de H1N1, 21 são de crianças menores de dois anos. “Por isso, pedimos aos pais e responsáveis para que não deixem de levar as crianças ao posto de saúde. A vacina contra gripe é gratuita, segura e reduz a evolução da doença para um quadro grave ou até levar ao óbito”, frisou.
Capacitação
Além do trabalho efetivo de imunização, a Secretaria de Saúde também irá realizar, no dia 12 de junho, Capacitação em Influenza para médicos e enfermeiros da rede.
Durante a abordagem será discutido o manejo clínico dos casos de influenza, fluxo para coleta de exames e indicações do tratamento, que seguem Protocolo de Tratamento de Influenza do Ministério da Saúde.
Prevenção
Além da vacina, algumas ações são importantes para a prevenção da gripe como: lavar as mãos com frequência, evitar ambientes fechados e com aglomeração, manter superfícies e objetos que tem contato frequente com mãos limpos com álcool - como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos; não compartilhar objetos de uso pessoas, como copos e talheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário