Literarte começa segunda com foco na cultura afro
2019-05-04 13:14:00 - Jornalista: Joice Trindade
A escolha do tema é uma homenagem a Nelson Mandela, líder da luta negra, cujo centenário está sendo lembrado nas unidades de ensino desde o ano letivo de 2018. Uma das escolas que realizará programação é o Colégio Engenho da Praia. Na segunda-feira (6 de maio), os alunos da unidade vão expor produções específicas sobre o tema. Também será ministrada palestra especial da coordenadora Programa de Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Kátia Magalhães, que falará sobre Africanidade.
O ciclo de palestras acontecerá em horários de atividades dos professores e com os alunos. A formação segue a Lei de Diretrizes Curriculares Nacional , relações étnico-raciais e a Lei 10.639/2003. Já no mês de junho haverá encerramento do curso "Ubuntu-história e cultura afro-brasileira", oferecido em parceria com o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM).
Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, a educação de Macaé conta com o Programa de Cultura Afro-Brasileira e Indígena, que visa instrumentalizar os educadores do município com as novas metodologias. "É de suma importância trabalhar com a temática das relações raciais junto à comunidade escolar", ressaltou.
Literarte
Considerada uma das principais programações do calendário letivo, a Literarte reúne estudantes nas salas de aula, corredores e pátios em atividades diversificadas, voltadas para múltiplas linguagens. Para elaboração dos trabalhos, os alunos são conduzidos por professores em atividades diferenciadas, pesquisas e estudos em áreas como Língua Portuguesa, Artes e Literatura, História e Geografia. No decorrer da Literarte, os estudantes farão parte de apresentações de dança, teatro, artes plásticas, performances e exposições de trabalhos produzidos nas salas de aula, como cartazes, maquetes, poesias e produção com materiais recicláveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário