segunda-feira, 27 de maio de 2019

Visitação, controle, fumacê e conscientização no combate ao Aedes

2019-05-27 17:48:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Divulgação
Agentes de endemias fazem, diariamente, visitas domiciliares, com foco na eliminação dos criadouros

Os agentes de endemias, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), seguem com as ações de combate ao Aedes aegypti em vários pontos do município. As equipes do CCZ são divididas por setores e atuam nos bairros da cidade. Nesta segunda-feira (27), os trabalhos foram realizados no Visconde de Araújo, Parque Aeroporto, Virgem Santa, Nova Malvinas, Morro de São Jorge, Lagomar, Miramar, entre outros. Além do combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a equipe atuou no bloqueio químico do mosquito Culex (pernilongo) no Canal Macaé-Campos, no trecho Barreto/ Vila Badejo.


Os agentes de endemias fazem, diariamente, visitas domiciliares, com foco na eliminação dos criadouros, bloqueio de casos suspeitos. Outra medida é o controle químico com aplicação de larvicida em depósitos que não podem ser eliminados, além da pulverização com carro fumacê para eliminação do mosquito na fase adulta.

Essa semana o fumacê passa pelos bairros Barra de Macaé (segunda-feira), Fronteira e Piracema (terça-feira), Águas Maravilhosas e Virgem Santa (quarta-feira), Horto e Sol Y Mar (quinta-feira), Córrego do Ouro e Costa do Sol (sexta-feira). Durante a aplicação do inseticida com o carro fumacê, os moradores devem abrir as portas e janelas das casas, cobrir gaiolas, aquários e alimentos. Em caso de chuva e vento forte, o cronograma será alterado.

As atividades do CCZ incluem, ainda, o trabalho educativo e de conscientização. A população agora também pode fazer solicitações e denúncias pelo aplicativo do WhatsApp 99864-4073.

O coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, lembra que a população deve manter os cuidados contra o Aedes em qualquer época do ano.

"É importante que todos colaborem com ações no controle ao mosquito, mesmo na época em que as temperaturas estão mais baixas. É fundamental o envolvimento da população no cuidado com suas casas e ficarem atentos as orientações feitas pelos agentes de endemias, vistoriando os pratinhos de planta, garrafas, e qualquer outro objeto que possa acumular água parada", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário