sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Praça da Baleia e sinalização turística ficam prontas até o Verão

  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Obras da Praça da Baleia devem ficar prontas até o Verão
  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Canteiros, piso, deck e iluminação da Praça da Baleia vão passar por intervenções
Publicada em: 30 de agosto de 2019 - 12h38Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A Prefeitura de Rio das Ostras está aplicando as verbas provenientes de emendas parlamentares destinadas exclusivamente ao turismo na obra de revitalização da Praça da Baleia, e na implantação da nova sinalização turística. A previsão é de que no Verão as intervenções estejam concluídas.
A Praça da Baleia, o ponto turístico mais visitado da cidade, já está em obras, depois da paralisação que aconteceu em 2015. Serão trocadas as bombas da escultura e refeitos os canteiros, piso, deck de madeira e guarda-corpo. O projeto de iluminação também passará por intervenção e a Guarda Civil Municipal ganhará uma base fixa, que será construída no lugar do trailer, a fim de dar mais qualidade ao atendimento do público. A emenda parlamentar veio por intermédio do deputado Adrian Mussi, destinada para investimentos no setor turístico.
Também estão a todo vapor a produção das placas da nova sinalização turística. A empresa já está com um galpão em Rio das Ostras e, muito em breve, começará a implantação. Segundo os responsáveis pela empresa que ganhou a licitação, a nova sinalização estará pronta até o início de dezembro. A verba federal chegou à Rio das Ostras também por emenda parlamentar, direcionada pela deputada Soraya Santos.
A ideia é que Rio das Ostras chegue a alta temporada de cara nova. “Embora ainda tenhamos muito o que fazer, ter a Praça da Baleia revitalizada e uma nova sinalização turística já trará benefícios para a atividade turística”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Aurora Siqueira.
Reforma do deck de Costazul – Embora a Administração Municipal esteja empenhada em investir na reforma de todo deck de Costazul, um entrave jurídico impede que a obra seja feita.
Como os quiosques são explorados por permissão, a gestão anterior criou uma Lei Municipal em 2017 passando a responsabilidade de reforma e manutenção da orla para os permissionários, fato que está impedindo os investimentos da Administração.
Empenhada em reverter esta situação e fazer a obra, a Secretaria de Turismo está trabalhando junto com a Procuradoria Geral do Município para ajustar a legislação. “O processo já está adiantado e deve ir para Câmara ainda este ano para apreciação dos vereadores e votação. Com a nova Lei, a Administração Municipal voltará a ser responsável pela obra. Enquanto isso não estiver solucionado, estamos impedidos de fazer qualquer investimento de recursos públicos na orla de Costazul”, explicou Aurora Siqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário