Dia Verde: biólogos e ONGs discutem redução de impactos na natureza
2019-09-20 16:19:00 - Jornalista: Julie Silveira
Foto: Ana Chaffin
Programação foi realizada no Parque Municipal da Restinga do Barreto
O biólogo Henrique Abrahão, coordenador do parque, destacou a importância da mesa redonda, que contou com a participação de diversos profissionais da área. "O atropelamento de fauna silvestre e seus impactos relevantes na natureza, volume considerável de plástico no oceano e a necessidade de profissionais capacitados foram os assuntos mais debatidos durante a roda de conversa. A ideia é criarmos, juntos, formas para minimizar os impactos ambientais no município de Macaé", destacou Henrique.
A chefe de fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Laila Bekai, foi uma das participantes da mesa redonda e falou sobre a parceria do Inea com a Secretaria de Ambiente do município para combater crimes ambientais. "Com a ajuda do Parque é possível resgatar animais como passarinhos, por exemplo, que, em muitos casos, são caçados ainda filhotes e mantidos presos em situação irregular. Os biólogos do Parque examinam os filhotes, emitem um laudo e identificam a melhor área de Macaé para que cada espécie seja devolvida à natureza", afirmou.
Durante a celebração, uma singela homenagem marcou a despedida da Arara-canindé (Ara ararauna), que foi resgatada em situação vulnerável há dois anos e, durante esse tempo, recebeu cuidados especiais por especialistas do Parque. A espécie, que se tornou mascote do espaço, será encaminhada para um centro de reabilitação em São Paulo, para, posteriormente, ser devolvida à natureza. O Parque recebe, por mês, cerca de 30 animais resgatados.
Também participaram do evento cerca de 300 alunos da Escola Municipal Generino Teotônio de Luna e Colégio Municipal Engenho da Praia; integrantes do Projeto S.O.S Escola Viveiro a Céu Aberto Corujas Buraqueiras da Praia Campista; Movimento Mães Orgânicas; biólogo especialista em tartaruga, Éric Cozetta; bióloga do Parque Municipal da Restinga do Barreto Érica Estigal e professores de biologia da UFRJ, Vinicius Albano, Pablo Gonçalves e Rodrigo Lemes.
O Parque Natural da Restinga do Barreto é aberto à população de segunda a sexta, de 9h às 16h. As visitas guiadas, que incluem palestras, trilhas, além da prática de esportes em um campo de areia devem ser agendadas pelo e-mail parquebarreto.sema@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário