Prefeitura formará mais mil alunos de cursos gratuitos do Cetep
2019-09-23 10:55:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Foto: João Barreto - Arquivo Secom
Somente neste ano, Cetep formou 2.500 alunos em diferentes áreas
Contabilizando os formados em 2018, que foram 2.817 cidadãos, o Cetep capacitou, em menos de dois anos, um total de 5.229 pessoas para o mercado de trabalho em várias áreas garantindo melhoria na qualidade de vida deles e de seus familiares. Nos 10 anos de existência, já foram formados 35 mil alunos. Para o secretário de Educação, Guto Garcia, esses resultados são significativos e confirmam que o Cetep é uma instituição consolidada no trabalho que executa, sendo uma das prioridades da gestão municipal e tem contribuído para melhorar de fato a vida da população.
“O Cetep também atua em parcerias com empresas localizadas no município proporcionando ao aluno a oportunidade de treinar em ambientes e equipamentos reais. Sempre temos, pelo menos, mil alunos estudando em nossos cursos que são rápidos e possibilitam uma formação a curto prazo para a pessoa tirar o seu sustento e o da sua família. Macaé investe na geração de renda das famílias, uma oportunidade que nem todo município tem”, destacou. Como exemplo de parcerias tem o projeto de Panificação e Confeitaria, com o Supermercado Extra, do bairro Cavaleiros, que cede espaço, equipamentos e profissionais para treinar os alunos do Cetep.
Uma das coordenadoras do Cetep, Flaviah Piccon, disse que, atualmente, o órgão oferece 27 cursos. Destes, ainda não concluíram as turmas dos cursos de Auxiliar de Saúde Bucal e de Ensino a Distância (EAD) de Marketing Digital, cujas aulas estão em andamento. Os demais alunos já concluíram as aulas e vão participar da formatura, salvo, também, os do curso de beleza porque estão em fase de conclusão das aulas práticas em salões que têm parceria com o Cetep. Flaviah explicou que somente após o término dessas aulas eles receberão o certificado.
Mercado de trabalho – Muitos conseguem emprego com carteira assinada quando terminam os cursos do Cetep e outros trabalham por conta própria. São pessoas como Sarita Raquel da Silva Ignácio, mãe de três filhos e moradora no bairro Aroeira. “Fiz o curso ano passado, há três meses fui contratada e trabalho na padaria do Extra. Estou muito feliz. É daqui que sustento a minha família com a profissão que aprendi no Cetep e me apaixonei”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário