quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Sábado é dia de Olimpíada de Matemática

2019-09-26 11:17:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
jovens sentados em uma sala de aula
Foto: Maurício Porão
Vinte escolas municipais do 6º ao 9º ano farão os testes, além de alunos do Ensino Médio
As escolas municipais estão se preparando para a segunda fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2019). A avaliação será realizada no sábado letivo (28), às 14h30, em 20 escolas municipais do 6º ao 9º ano. Também participarão alunos de turmas do Ensino Médio como Colégio Aplicação (CAp), Sana e Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro).
No ano passado, a educação de Macaé conquistou 11 menções honrosas e três medalhas. Também foram premiados o professor Uilson Franco Marinho (Polivalente Anísio Teixeira) e o Colégio Municipal Sana.

Segundo o Secretário de Educação e professor de matemática, Guto Garcia, a Obmep tem como objetivos estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e identificar jovens talentos. "Macaé tem no seu histórico medalhas de ouro, prata, bronze e centenas de menções honrosas. A Matemática sempre foi uma de nossas prioridades. Os alunos das turmas de 5° ano estão participando de aulas de reforço e do programa 'Quinto ano Mais'", destaca.

A segunda fase contará com prova discursiva, de caráter classificatório, composta de seis questões. Participam desta etapa todos os alunos classificados na fase anterior, sendo a avaliação diferenciada para os níveis 1,2 e 3.

Guto Garcia lembra que, recentemente, foi inaugurado o Laboratório Interativo de Educação Matemática Ana Kaleff (LEMAK) e o Museu Interativo Inclusivo de Educação Matemática (LEMi). O espaço é aberto à população, em especial a estudantes das redes pública e privada, e visa à democratização e à popularização da Matemática oferecendo aparelhos modeladores de situações matemáticas como jogos, ábacos, quebra-cabeças planos e espaciais com os quais o visitante pode interagir. "Outra finalidade do laboratório é auxiliar os professores da Escola Básica", pontua.

Segundo a coordenadora de Matemática do 6º ao 9º ano, Vanessa Arenari, a Obmep também tem como propostas contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, incentivar o aperfeiçoamento dos professores de escolas públicas e promover a difusão da cultura da Matemática. "Além da prova, a Obmep disponibiliza uma vasto material didático e um programa de formação para os educadores", comentou.

Macaé é destaque em edições anteriores

Em 2017, foi registrado o recebimento de uma medalha de prata, seis de bronze e 27 menções honrosas para Macaé. Entre as escolas premiadas estão Polivalente Anísio Teixeira (três medalhas de bronze, uma de prata e quatro menções honrosas); Cláudio Moacyr de Azevedo (uma medalha de bronze e duas menções honrosas) e Sana (uma de bronze e quatro menções honrosas). Além disso, o Colégio Municipal Sana e o professor Uilson Franco Marinho (Polivalente Anísio Teixeira) receberam uma premiação especial.

Serão premiados no Brasil alunos, professores, escolas e secretarias de Educação pelos melhores desempenhos nesta edição com 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e até 51.900 menções honrosas. Além disso, todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes.

A Obmep será aplicada em escolas estaduais, federais e privadas. Em 2018, cerca de 18 milhões de alunos do país participaram da olimpíada. A divulgação do resultado será no dia 3 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário