Sábado é dia de Olimpíada de Matemática
2019-09-26 11:17:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Maurício Porão
Vinte escolas municipais do 6º ao 9º ano farão os testes, além de alunos do Ensino Médio
No ano passado, a educação de Macaé conquistou 11 menções honrosas e três medalhas. Também foram premiados o professor Uilson Franco Marinho (Polivalente Anísio Teixeira) e o Colégio Municipal Sana.
Segundo o Secretário de Educação e professor de matemática, Guto Garcia, a Obmep tem como objetivos estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e identificar jovens talentos. "Macaé tem no seu histórico medalhas de ouro, prata, bronze e centenas de menções honrosas. A Matemática sempre foi uma de nossas prioridades. Os alunos das turmas de 5° ano estão participando de aulas de reforço e do programa 'Quinto ano Mais'", destaca.
A segunda fase contará com prova discursiva, de caráter classificatório, composta de seis questões. Participam desta etapa todos os alunos classificados na fase anterior, sendo a avaliação diferenciada para os níveis 1,2 e 3.
Guto Garcia lembra que, recentemente, foi inaugurado o Laboratório Interativo de Educação Matemática Ana Kaleff (LEMAK) e o Museu Interativo Inclusivo de Educação Matemática (LEMi). O espaço é aberto à população, em especial a estudantes das redes pública e privada, e visa à democratização e à popularização da Matemática oferecendo aparelhos modeladores de situações matemáticas como jogos, ábacos, quebra-cabeças planos e espaciais com os quais o visitante pode interagir. "Outra finalidade do laboratório é auxiliar os professores da Escola Básica", pontua.
Segundo a coordenadora de Matemática do 6º ao 9º ano, Vanessa Arenari, a Obmep também tem como propostas contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, incentivar o aperfeiçoamento dos professores de escolas públicas e promover a difusão da cultura da Matemática. "Além da prova, a Obmep disponibiliza uma vasto material didático e um programa de formação para os educadores", comentou.
Macaé é destaque em edições anteriores
Em 2017, foi registrado o recebimento de uma medalha de prata, seis de bronze e 27 menções honrosas para Macaé. Entre as escolas premiadas estão Polivalente Anísio Teixeira (três medalhas de bronze, uma de prata e quatro menções honrosas); Cláudio Moacyr de Azevedo (uma medalha de bronze e duas menções honrosas) e Sana (uma de bronze e quatro menções honrosas). Além disso, o Colégio Municipal Sana e o professor Uilson Franco Marinho (Polivalente Anísio Teixeira) receberam uma premiação especial.
Serão premiados no Brasil alunos, professores, escolas e secretarias de Educação pelos melhores desempenhos nesta edição com 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e até 51.900 menções honrosas. Além disso, todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes.
A Obmep será aplicada em escolas estaduais, federais e privadas. Em 2018, cerca de 18 milhões de alunos do país participaram da olimpíada. A divulgação do resultado será no dia 3 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário