Indígenas vão ao Parque Atalaia na sexta-feira (29)
2019-11-28 15:54:00 - Jornalista: Equipe Secom
Foto: Guga Malheiros
Indígenas passarão o dia junto a estudantes de escolas macaenses e a visitantes do Parque
Eles vêm a esse ponto natural da cidade, por meio do projeto intitulado "Axé Saúde", coordenado pela professora universitária de enfermagem, Caroline Guilherme, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – Macaé). Eles estarão em Macaé no período da manhã, de 9h às 12h30, e da tarde, de 13h às 16h30.
“O foco das palestras será Educação Ambiental e Saúde. Buscaremos valorizar os movimentos indígenas de modo geral e falarei, de maneira concisa, sobre a história dos indígenas em Macaé”, disse a acadêmica.
Ela ainda afirmou que o importante é que se mencione o termo "indígenas" ao invés de "índios". “O termos “indígenas” e recentemente "povos originários" têm substituído a colonizadora referência da busca dos portugueses pelas Indias. Além de existirem povos originários não apenas no Brasil, mas no mundo todo.
Os objetivos do projeto
De acordo com a professora Carolina Guilherme, o objetivo do projeto é promover a saúde de populações vulneráveis assim como a valorização das sua história, cultura, saberes e conhecimentos tradicionais. “Dessa forma o projeto tem realizado diferentes iniciativas, observando-se também a população negra, a de religião de matriz africana, indígena e sem-terra”, explica ela.
Em Macaé, ela conta que a atividade a ser desenvolvida com o movimento indígena visa o compartilhamento de saberes, a visibilidade da luta indígena pela preservação do meio ambiente, de seus territórios e de seu modo de vida sustentável.
Programação
Educação ambiental, saúde e valorização dos povos originários:
9h: Café da manhã voluntário: palestra.
10h: Atividade 1: Ações Práticas.
11h30: Atividade 2: término.
12h: almoço voluntário: leve sua contribuição.
13h: Atividade 1: palestra
14h: Atividade 2: Ações Práticas
15h: Atividade 3: Ações Práticas
Nenhum comentário:
Postar um comentário