Novos candidatos para o TSU têm até sexta para cadastro
2020-02-17 10:21:00 - Jornalista: Equipe Educação
Foto: Rui Porto Filho / Arquivo Secom
Os interessados devem comparecer das 9h às 16h30, na sede da Secretaria de Educação
Os interessados devem comparecer das 9h às 16h30, na sede da Secretaria de Educação, que funciona em novo endereço, na Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591 - Novo Botafogo. O estudante que for menor de idade deve estar acompanhado pelo responsável. No primeiro dia de cadastro, na quinta-feira (13), cerca de 80 candidatos compareceram. O número foi considerado expressivo pela coordenação.
"Se não conseguir entrar no TSU não terei condições de fazer a faculdade, que é em tempo integral. Infelizmente o curso que escolhi ainda não tem em Macaé", contou Gabriela Santos Souza, de 18 anos, que vê no cadastro a oportunidade de cursar Ciências Sociais na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos.
Da mesma opinião é Isabele Souza. A candidata matriculada no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos, afirma que o TSU é uma oportunidade ímpar. "Trabalho o dia todo e não daria para ingressar na faculdade sem um transporte gratuito. Estou na esperança de ser uma das atendidas", disse.
Documentos necessários
Os candidatos devem apresentar os seguintes documentos (cópias e originais): carteira de identidade, CPF, certidão de quitação eleitoral, certificado de reservista e declaração da matrícula referente ao primeiro semestre do 2020. Também devem ser fornecidos comprovante de residência atualizado em nome próprio, dos pais, cônjuge ou terceiro, com documento oficial comprobatório (original e cópia), como conta de luz, água, telefone ou gás.
Outros documentos (cópia e original) são do comprovante de renda familiar (contracheque, declaração de imposto de renda e ou carteira de trabalho, sujeito à análise). O candidato também deve apresentar original e cópia de comprovante de vínculo com o município de Macaé de no mínimo dois anos, como: IPTU, histórico escolar, contrato de trabalho ou contrato de aluguel registrado em cartório. Neste caso, vale a data do registro no cartório para a contagem do tempo. As cópias dos documentos devem ser apresentadas cada uma em uma folha. O processo pode ser feito pelo próprio estudante ou terceiro, desde que esteja com procuração por instrumento público.
No ano letivo de 2019 foram atendidos cerca de 600 alunos. O programa é de responsabilidade da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior. Em caso de dúvidas, o interessado deve entrar em contato pelo endereço eletrônico tsu@macae.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 2765-1298.
Nenhum comentário:
Postar um comentário