quinta-feira, 2 de abril de 2020

Novo Decreto prorroga prazo para enfrentamento ao coronavírus

A medida consta no Decreto 48/2020, publicado em edição suplementar do Diário Oficial desta terça-feira (31), e faz parte de uma série de procedimentos adotados pela Prefeitura de Campos
Por: Redação - Foto: Supcom -  31/03/2020 - 16:41:05
 (Foto: Supcom)
A Prefeitura de Campos prorrogou até 15 de abril a suspensão do expediente externo e o atendimento presencial nas repartições públicas municipais em virtude do enfrentamento ao novo coronavírus. A medida consta no Decreto 48/2020, publicado em edição suplementar do Diário Oficial desta terça-feira (31), e faz parte de uma série de procedimentos tomados no enfrentamento à doença em Campos. 

O Jardim São Benedito, Horto Municipal, Cidade da Criança, teatros, museus permanecem fechados durante esse período. As cirurgias eletivas continuam suspensas, exceto as oncológicas e cardiológicas e o funcionamento dos ambulatórios será definido e divulgado à população. 

Órgãos como Secretaria Municipal de Saúde, Fundação Municipal de Saúde, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Superintendência de Posturas, atividades de fiscalização do PROCON disponibilizam telefones para contato. 

O documento, assinado pelo prefeito Rafael Diniz, determina, também, afastamento e tratamento de qualquer servidor público, incluindo contratados, que apresentar sintomas respiratórios ou febre. Estabelece o serviço home office para funcionários de grupo de risco, nos casos em que isso é possível. E ainda, a exemplo do já adotado pelo Governo do Estado, suspende temporariamente férias, licença sem vencimento e licença prêmio dos profissionais da Saúde, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.

PRINCIPAIS MEDIDAS ADOTADAS PELA PREFEITURA DE CAMPOS PARA CONTER O CORONAVÍRUS


SAÚDE
• Criação do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus, no novo prédio da Beneficência Portuguesa.
• Criação de barreiras sanitárias nas rodovias de acesso à cidade.
• Aquisição de novos materiais para as unidades de saúde.
• Suspensão por 15 dias dos atendimentos ambulatoriais na rede municipal de Saúde a partir de 16 de março.
• Suspensão das cirurgias eletivas na rede própria e contratualizada, com exceção das cirurgias oncológicas e cardiológicas, a partir de 16 de março.
• Higienização sanitária das unidades de saúde, terminais rodoviários e Centro da cidade.
• Autorização para relocação de médicos, a fim de suprir a demanda da população em caso de necessidade.
• Realização de nova licitação para a compra de novos insumos hospitalares.
• Criação de uma sala de apoio na Vigilância Epidemiológica para acompanhar casos de coronavírus e possíveis isolamentos.
• Manutenção do atendimento no Núcleo de Auditoria, Controle e Avaliação para pacientes de Oncologia, Hemodiálise e Cateterismo.
• Manutenção das viagens de pacientes que necessitam de Tratamento Fora do Domicílio, para oncologia e revisão pós-operatório. 
• Orientação de funcionários para reforçar o uso consciente dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o fluxograma de atendimento para possíveis pacientes com sintomas da doença.
• Capacitação dos profissionais do Hospital Ferreira Machado, Hospital Geral de Guarus, UPHs, UBSs e UPA, no dia 2 de março.
• Chamamento público para aquisição de 1.000 testes rápidos para o coronavírus.

ECONOMIA POPULAR
• Proibição no corte do fornecimento de água por tempo indeterminado.
• Prorrogação no prazo de vencimento das contas de água dos consumidores que pagam a tarifa social e pequenos comerciantes.
• Garantia de aumento de 15% no consumo médio de água do consumidor sem aumento do custo.
• Prorrogação no prazo de pagamento dos débitos municipais (IPTU e ISSQN fixo) com vencimento entre 18 de março de 2020 e 30 de abril de 2020 para o dia 10 de julho de 2020
• Intensificação da fiscalização aos estabelecimentos comerciais para evitar preços abusivos e venda de produtos de procedência duvidosa.

COMÉRCIO E SERVIÇOS
•Fechamento de todos os estabelecimentos comerciais até o dia 5 de abril, com exceção dos que comercializam alimentos, água, gás e combustível.
•Novo horário para os hipermercados, supermercados e mercados, incluindo atacados, atacarejos, lojas de conveniência e afins, que passam a funcionar de segunda a sábado das 8h às 20h, suspendendo suas atividades aos domingos.
•Suspensão, até o dia 5 de abril, do atendimento presencial ao público nos bancos, casas lotéricas, agências de créditos e afins, ficando permitido o atendimento para pagamento de benefícios sociais, seguro desemprego e FGTS e o funcionamento dos terminais de autoatendimento.
•Novo horário para feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, lojas de venda de alimentação para animais, distribuidores de gás, lojas de venda de água mineral e padarias, que passam a funcionar das 7h às 19h.
• Suspensão das atividades da construção civil, permitindo-se apenas os serviços de reparos emergenciais.

TRANSPORTE
Redução em 50% da capacidade de locação dos veículos do transporte público.
Determinação, no transporte público, de que só circulem veículos em que seja possível abrir as janelas, garantindo a circulação de ar.

EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER
Suspensão das aulas na rede municipal de ensino.
Suspensão de todos os eventos culturais
Suspensão de todos os eventos esportivos.
Criação de canal com videoaulas de atividades esportivas.
Criação de canal com videoaulas para os idosos.
 
GESTÃO MUNICIPAL
Criação do Centro de Combate ao Coronavírus (CCC), no novo prédio da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos.
Plano de ação contra coronavírus para pessoas em situação de rua com a criação de um abrigo provisório no Hospital Manoel Cartucho 
Abordagens sociais a pessoas em situação de rua com apoio da Defesa Civil e de profissionais de saúde, visando identificar pessoas com sintomas da doença.
Definição de novo horário para expediente interno nos órgãos públicos municipais, que passa a ocorrer das 9h às 13h.
Fechamento das repartições municipais ao atendimento público até o dia 15 de abril.
Suspensão dos cursos e eventos promovidos pelos órgãos municipais.

SERVIDORES MUNICIPAIS
Liberação dos servidores municipais considerados de grupo de risco (acima de 60 anos, gestantes, pacientes oncológicos e imunocomprometidos) sem corte de salário.
Liberação de servidores para trabalho em sistema home office.
Suspensão do recadastramento anual dos servidores do PreviCampos no mês de aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário