quarta-feira, 17 de junho de 2020


Um lindo texto de Marcelo Machado Mussi, em homenagem ao nosso trabalho!
Isso aquece nosso coração, ilumina a alma e nos impulsiona, cada dia mais, para seguir nesse caminho!
O sentimento que fica é de afeto e gratidão e, como o afeto é revolucionário, transbordamos esse amor mais e mais em cada ação e produção.
...Ver mais
A ARTE DE DESVENDAR
Mesmo a cultura não exercendo seu papel, não ficaremos jogados ao léo, muito menos emburrecidos, e tenho dito, pois temos os 1000 contos de Tonito.
Aqui um dia já fomos Vila de São João de Macaé. Tivemos grandes jornais e jornalistas, pensadores, redatores e cronistas. Tínhamos o Monitor Macaense, O Thelegrapho, O Século, O Lynce, O Regenerador, Rebate, Debate, Gazeta de Macaé, agora temos o Desvendando Macaé.
Viemos do papiro e pergaminho, para nossa sorte, temos as lives do Rubinho. Rubinho e Grazielle se embasam em estudos, teses e fatos, as histórias tem um fino trato!! Dois estudiosos, dois queridos!! Bendito Cupido, que sorte meus amigos!! Vocês fazem a diferença e os nossos dias mais bonitos.
Quanta sensibilidade, entrega e sabedoria, isso é de grande valia.
É Dedicação é paixão, em cada conto e em cada história, uma nova emoção.
Quanto brilho em seus olhos, vejo luz e ação, quando fazemos o que gostamos, rola muito mais tesão!!
Mesmo nas dificuldades, nos improvisos e divergências, eles fazem acontecer, se dependessem de apoio, a cultura poderia morrer.
Exercem uma função que deveria ser do Município, mas por aqui...isso é com muito sacrifício.
Resgatam, falam, dissertam, acertam.
São belas as histórias, de lutas e glórias, emoção, diversão, desilusão, escravidão e lamentos e até de enforcamentos. Enforcamento? Sim!! Essa história nos deixa cabreiro, pois fizeram uma injustiça com o Mota Coqueiro. Reza a lenda, uma fala, exala, não nos traga 100 anos de praga.
O centenário passou, o feitiço perdurou, pouca coisa mudou, mas a forca acabou!!
Lives numa casa na serra, na sala, em um lar de amor, tem sabor, tem cahorro latindo, tem quero-quero grunindo, tem sino de vento e muito ensinamento.
Lá tem bandeira, sabedoria e violão, um índio no quadro com arco e flexa na mão, um hino tocado, quanta emoção.
Se quiserem, te levam do Arquipélago de Sant'Anna, até as belezas do Sana, das histórias da Imbetiba até a lagoa de Cima, do Forte até o Mar do Norte.
Um cafezinho na comadre, que tal uma escalada ao pico do Frade?
Falando em serra, lembro das doçuras e dos morangos, mas se quiserem uma história triste tem a do escravo Carukango!! Escravo açoitado, esquartejado em seu Quilombo, símbolo de resistência, salve Carukango!!
Isso tudo aqui na serra? Sim, na serra!!Açoite, tronco, chicote, senzala!! Corre, no pinote, joga a capoeira, não fique de bobeira. Se embrenha, se esconde, que fome!! Fuja que lá já vem os homem !! O feitor é mal, pois se te pega entrarás no "bacalhau ". Arma temida, que rasga, dilacera, mata de dor, sem piedade, é só horror. Eles não conhecem o sentido do amor!! A era Chico Padre e Chico Pires já se acabou.
"A cultura, sob todas as formas de arte, de amor e de pensamento, através dos séculos, capacitou o homem a ser menos escravizado".
Registros de tristezas, mas também de coisa bela, como a Sant'Ana fugindo da capela. Viraram a igreja, pra Santa sossegar, se desse bobeira ela voltava para o mar. Ela gosta da ilha, de ser encontrada por pescador, volta minha Santa, seu lugar é o andor!!
Que tal agora passear em um lugar lindo?Uma gravura!! Bem vindo a Serra Escura.
Ou talvez, uma caminhada de paz e luz!!
Que tal passar um dia, na Serra da Cruz?
Passar em Córrego do Ouro desfrutar de um rio, quanta beleza é o Serro Frio.
Tudo com eles é muito organizado e sério, até um simples banho no chuveirão de Glicério.
Vamos tomar uma no Sérgio ?Lá tem tira gosto, e aquele ar gostoso!! Mas caso prefira um chá ...Vamos pelas trilhas, tomar um em Crubixás ,é muita caminhada, mas dá pra relaxar.
Se assenta, despenca, medita, contempla. A natureza é tão bela! Escuta só o som das águas, dos pássaros. Agora vem, me dê um abraço, admire as hortências os beijos do caminho, me aconchegue neste ninho.
Quantos passeios, histórias boas e de muita emoção.
Mas isso aqui é só um resumo, tem de ver o suprassumo!!
Se quiser um tour completo, se arruma porque é passeio pra mais de metro.
É tudo tão bom e divertido, mais com essa pandemia, estamos escondidos, cambalidos, é medo de vírus!! Vai passar!!
Tudo irá melhorar!! Não pense no futuro, pois vais entrar em parafuso!! Regue sua planta, levanta!! Planeje seu dia, sorria!! Ele é agora, simbora!! Mal presságio passa por fora!!
Com toda essa viagem, vou relaxar agora, já são doze horas!! Fique quietinho meu Theozinho, que irá começar a live do Rubinho.
Chega pertinho, escuta esse violão, o dedilhado é divino, sente este hino!! É muita emoção!!
"Onde o mar beija a areia morena,
Onde o rio se encontra com o mar,
Onde o sol banha a terra serena,
Tu estás, Macaé, a sonhar.
Macaé, nossa voz é a história,
A cantar teus encantos, teus céus,
Tua gente, teus anos de glória,
Um passado de tantos troféus"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário