Desafio Inovar divulga vencedores
O Desafio Inovar divulgou os vencedores do concurso virtual desenvolvido pelo programa InovareAprender. A classificação foi para as três primeiras colocadas das turmas de 1º ao 5º ano, 6º e 7º ano, 8º e 9º ano e Ensino Médio. A equipe vencedora do 1º ao 5º ano é da Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar), com o projeto "Bitucas do Mal. Cigarro, um mal para todos”. Já os três primeiros colocados do 6º e 7º ano, respectivamente, são: “Aplicativos para festas online” (Jardim Escola Letrinha de Criança), “Animação Dinossauros” (Colégio Municipal Elza Ibrahim) e “Você já pensou sobre seu lixo?” (Escola Municipal Paulo Freire).
Do 8º e 9º ano são: “Protótipo de Massa do papel reciclado” (Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira), que também vai participar da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI); “Influência das condições estratosféricas na diapausa como processo de seleção natural de zooplantom e fitoplancton” (Centro Educacional Batista Casimiro de Abreu); e “Bueiro Inteligente” (Educarte). No Ensino Médio, as três ganhadoras são: “Irrigasol- Bombeamento Solar Inteligente para Irrigação", que também faturou o primeiro lugar para participar da FECTI, “Protótipo de Mão Robótica” (INSG- Castelo) e “Robô seguidor de linha híbrido: Lego Mindstorms-EV3 e Arduíno” (Hélio Alonso).
A programação que contou com participação expressiva de escolas do estado, selecionou os melhores projetos de natureza investigativa ou de inovação, com a temática socioambiental. A premiação será de medalhas para os três primeiros lugares-alunos e professor orientador e um troféu para a escola. No concurso, as equipes apresentaram redações, vídeos e slides, sendo que na produção, foram aplicados conteúdos de diferentes disciplinas em busca de soluções. As equipes foram avaliadas por cientistas pesquisadores, educadores de diferentes estados do país e representantes das redes pública e privada, que analisaram rubricas de metodologia científica; inovação originalidade; aplicabilidade para a sociedade,criatividade e divulgação da ideia com clareza e ética.
O “Desafio Inovar” é desenvolvido pelo programa InovareAprender, desenvolvido na rede municipal com o objetivo de promover e incentivar a investigação, a inovação científica, o uso de novas tecnologias, a robótica e a cultura maker. São 13 estações de trabalho que envolvem alunos, professores e universitários.
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