domingo, 28 de fevereiro de 2021

 Comunicação Macaé

 <macae.secom@gmail.com>
Para:Thamires Costa
Cco:almeida.rubem@yahoo.com.br
dom., 28 de fev. às 17:42

Vacina Macaé: cidadãos devem fazer o pré-cadastro para agilizar atendimento

 

A próxima fase da vacinação contra a Covid-19 em Macaé será para a população de idosos de 80 a 84 anos de idade. Para agilizar o atendimento na hora de ser vacinado, é necessário que o cidadão faça o pré-cadastro no Portal da prefeitura, pelo link: https://vacina.macae.rj.gov.brO cadastro é simples e rápido, precisando informar apenas alguns dados pessoais e, no final, os inscritos recebem o QR Code que deve ser impresso e apresentado na hora da vacinação.

Junto com o código, é necessário levar documento de identidade com foto e comprovante de endereço. As informações prestadas durante o cadastro são armazenadas conforme a Lei Geral de Proteção de Dados 13.709, de 14 de agosto de 2018, que assegura o respeito à privacidade dos cidadãos.

Mais doses - O município receberá nesta segunda (1º de março) mais 510 doses da vacina indiana AstraZeneca/Oxford distribuídas pelo governo federal por meio da Secretaria Estadual de Saúde. Caso as condições climáticas sejam favoráveis, a aeronave com a carga de vacina está prevista para aterrissar às 8h30 no Aeroporto de Macaé. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas, informou que, também nesta segunda, será aplicada a segunda dose da vacina nos profissionais da área de saúde que estavam agendados, na Cidade Universitária, das 9h ao meio-dia.

Idosos e cidadãos em geral devem ficar atentos aos canais oficiais da prefeitura para se informar quanto aos locais, dias e horários da vacinação do grupo a que pertence. O município segue o cronograma de vacinação do Plano Nacional elaborado pelo Ministério da Saúde e a meta da prefeitura é imunizar toda a população, conforme o recebimento das doses. Os primeiros grupos vacinados foram os profissionais da saúde e apoio e idosos acima de 85 anos.

Outras medidas – Além da vacinação, é importante manter as medidas de segurança contra a disseminação do coronavírus. “As pessoas devem continuar usando máscaras, de tecido ou descartáveis, e trocá-las a cada 3, 4 horas; álcool em gel e, fundamentalmente, manter o distanciamento social, evitando aglomerações”, enfatizou Lisa.  Ela ressaltou, ainda, que os idosos ou quem tem comorbidade deve procurar as unidades de pronto-atendimento como UPAs, Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus (CTC) ou o Pronto-Socorro do Bairro Aeroporto , nos primeiros sintomas da doença.

O Centro de Triagem funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, à Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro. As UPAs funcionam na Barra e Lagomar e o pronto-socorro municipal no Aeroporto.

--
Prefeitura de Macaé
Secretaria de Comunicação Social
Coordenadoria de Jornalismo

 


Médicos do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) realizam estágio em Cabo Frio

Dois médicos residentes do 2º ano, Ingra Almeida Santos Lima, 29 anos, e Pablo Schulze Xavier, 35 anos, concluem, nesta sexta (26), o estágio optativo em Saúde da Família que realizam em Cabo Frio. Cariocas, ambos escolheram o município para a realização do estágio após parceria da Secretaria de Saúde firmada com o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (PRMFC/SMS/RJ).

“Para nós é de extrema importância realizar esta troca porque Cabo Frio só tem a crescer e a ganhar com a experiência do programa de residência do Rio. É notável a expertise do programa e queremos avançar na cidade com a melhoria do serviço da Atenção Básica”, afirmou o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

Ingra é formada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pablo pela Universidade Unigranrio. O estágio tem duração de 30 dias e ambos optaram por fazer metade do período no Rio em outra área e metade em Cabo Frio, na Estratégia em Saúde da Família do Jardim Nautilus. Eles são os primeiros médicos a virem para o município pelo programa e a expectativa da Secretaria de Saúde é que mais profissionais façam o estágio optativo na cidade.

O diálogo com o PRMFC foi estabelecido por intermédio do médico apoiador institucional da Atenção Básica de Cabo Frio, Guilherme Tritany, com um dos coordenadores do programa do Rio, o médico de família, supervisor do Programa Mais Médicos e preceptor, Humberto Sauro.

De acordo com Tritany, o programa do Rio “forma muitos médicos, além de prover médicos de família para o SUS e também para a Saúde Suplementar”. Segundo ele, é de interesse da Secretaria de Saúde ter em seus quadros profissionais médicos egressos do programa carioca.

Ele disse ainda que a Atenção Básica também está articulando junto à Residência Multiprofissional em Saúde da Família a possibilidade de receber estágio optativo por residentes desta área em Cabo Frio.

“DESAFIO” DE UMA REALIDADE DIFERENTE DO RIO

Ainda de acordo com Tritany, no estágio optativo do PRMFC/SMS/RJ os residentes podem solicitar ingresso em qualquer campo de prática no Brasil após formalização do pedido por ofício entre as partes.

É necessário também que os residentes sejam acompanhados por um preceptor, conforme determina a legislação da Residência no Brasil. Em Cabo Frio, Ingra e Pablo têm como preceptor o médico Rafael Vanni, que é natural de Caxias do Sul (RS), mora há três anos em Cabo Frio e há cerca de um ano atua na Estratégia em Saúde da Família do município.

“Escolhemos Cabo Frio pelo desafio de conhecer como funciona a Saúde da Família em municípios que têm realidade diferente da rede do Rio, que é mais consolidada. A medicina da família precisa de autonomia para a atenção primária ser forte. Aqui ainda percebemos muito a lógica de especialista focal, mas são os desafios da prefeitura para fortalecer a rede”, opinou Ingra.

“O potencial de Cabo Frio é muito grande, mas é preciso melhorar estrutura e também a autonomia dos médicos de família. Somos coordenadores de cuidados, ou seja, evitar que os pacientes desenvolvam quadros graves, por exemplo. O encaminhamento para o especialista só se necessário realmente, senão o sistema pode ficar sobrecarregado”, considerou Pablo.

Comentários Facebook

 

Cabo Frio vai vacinar idosos de 85 a 89 anos na quarta (03) e na sexta (05)


Imunização será em sistema drive-thru e polos

A Prefeitura de Cabo Frio vai vacinar idosos de 85 a 89 anos na quarta (03) e na sexta (05), das 10h às 15h, em sistema drive-thru e também em polos. A imunização será no mesmo sistema no primeiro e no segundo distritos. Para esta faixa etária, o município recebeu 2.340 doses. Os idosos acima de 90 anos que não conseguiram se vacinar também serão atendidos nestes dias.

A faixa etária de 80 a 89 anos tem população de 3.682 pessoas e foi subdividida por orientação da Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES/RJ), já que o município recebeu quantitativo de doses inferior à população deste grupo.

No primeiro distrito a vacinação drive-thru será no Detran, no Centro de Cabo Frio, e o polo para quem não tem carro será divulgado posteriormente. O Ciep do Jardim funcionará somente como polo.

No segundo distrito, a vacinação será no PAM de Santo Antônio, tanto o drive-thru quanto o polo.

“Vamos avançar em mais uma etapa na vacinação de nossos idosos. Foi preciso subdividir a faixa etária por conta das poucas vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, mas estamos avançando”, afirmou o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

Na próxima semana, serão divulgadas as datas de vacinação para profissionais de saúde que ainda não tomaram a primeira dose e também a data para quem irá receber a segunda dose.

Até o momento Cabo Frio fez 6.182 aplicações de primeira dose e 2.119 aplicações de segunda dose. O público mais vacinado é o de profissionais da saúde. O município tem 4.063 pessoas que ainda vão tomar a segunda dose da vacina.

Para imunizar os idosos de 85 a 89 anos, o município recebeu 2.340 doses para primeira aplicação. Já para os idosos acima de 90 anos, o Ministério da Saúde enviou 1.690 doses. Para a continuidade da primeira dose para os profissionais de saúde, a cidade recebeu 250 doses.

Comentários Facebook

 

Operação Verão prossegue neste domingo

2021-02-27 19:34:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de guarda ambiental fiscalizando cachoeira
Foto: Secretaria de Ordem Pública
Praias e cachoeiras são monitoradas em Operação

Prossegue neste domingo (28), último de fevereiro, a Operação Verão com o objetivo de reforçar a fiscalização no acesso às praias e região serrana. A ação também tem como foco a preservação do meio ambiente e do turismo consciente, além de garantir ordem no acesso às cachoeiras como Duas Barras, Laje e Ciriaca, que registram o maior movimento de visitantes, como também as praias do Pecado e Cavaleiros. O ponto de concentração na região serrana será o trevo 26, próximo ao Parque Municipal Atalaia, perto da entrada para Areia Branca.

Entre as orientações que serão repassadas aos visitantes da região serrana é que não utilizem churrasqueiras nas áreas e proximidades das cachoeiras, estacionamento de veículos em locais próprios e os cuidados com o lixo, além das práticas como a circulação de carros de som e realização de festas ou encontros que geram aglomerações.

Durante a Operação Verão, moradores e turistas também receberão informações quanto à proibição da entrada de ônibus de turismo. Outro destaque será sobre a visitação à Área de Proteção Ambiental (APA) do Sana, que tem regras específicas para visitação.

A Operação conta com o apoio das secretarias de Mobilidade Urbana, Ordem Pública (Defesa Civil e Guarda Ambiental), Fazenda (Coordenadoria Especial de Posturas), Ambiente e Sustentabilidade e Turismo. A Polícia Militar também participa da fiscalização, realizando rondas em viaturas. A Marinha, através da equipe da Delegacia da Capitania dos Portos de Macaé, também participa da ação com a fiscalização de embarcações que seguem para as ilhas do Arquipélago de Sant’Anna.

 



Secretaria de Ordem Pública
Jornalista: Joice Trindade
Foto- Secretaria de Ordem Pública


Prossegue neste domingo (28), último de fevereiro, a Operação Verão com o objetivo de reforçar a fiscalização no  acesso às praias e região serrana.  A ação também  tem como foco a preservação do meio ambiente e do turismo consciente, além de garantir ordem no acesso às cachoeiras como Duas Barras, Laje e Ciriaca, que registram o maior movimento de visitantes, como também as praias do Pecado e Cavaleiros. O ponto de concentração  na região serrana será o trevo 26, próximo ao Parque Municipal Atalaia, perto da entrada para Areia Branca. 

Entre as orientações que serão repassadas aos visitantes da região serrana é que não utilizem churrasqueiras nas áreas e proximidades das cachoeiras, estacionamento de veículos em locais próprios e os cuidados com o lixo, além das práticas como a circulação de carros de som e realização de festas ou encontros que geram aglomerações.

Durante a Operação Verão, moradores e turistas também receberão informações quanto à previsão legal do decreto 005-2021, que prorroga o dispositivo legal do decreto 226-2020 , que trata da proibição da entrada de ônibus de turismo. Outro destaque será  sobre a visitação à Área de Proteção Ambiental (APA) do Sana, que tem regras específicas para visitação.

A Operação conta com o apoio das secretarias de Mobilidade Urbana, Ordem Pública (Defesa Civil e Guarda Ambiental), Fazenda (Coordenadoria Especial de Posturas), Ambiente e Sustentabilidade e Turismo. A Polícia Militar também participa da fiscalização, realizando rondas em viaturas. A Marinha, através da equipe da Delegacia da Capitania dos Portos de Macaé, também participa da ação com a fiscalização de embarcações que seguem para as ilhas do Arquipélago de Sant’Anna.

Prefeitura de Macaé
Secretaria de Comunicação Social
Coordenadoria de Jornalismo

 Alunos de ballet, jazz e zumba da Casa de Cultura retornam às aulas presenciais na segunda, dia 1º de março

A Secretaria Municipal de Cultura informa que terão início na próxima segunda-feira, dia 1º de março, as aulas presenciais do ano letivo de 2021 dos cursos de ballet, jazz e zumba da Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Acompanhando as regras do Plano Municipal de Retomada da Educação, serão seguidos todos os protocolos sanitários e de distanciamento, com 14 alunos por sala e espaços demarcados. No total, são dez turmas de ballet, 3 de jazz e 1 de zumba, com aulas pela manhã e à tarde.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone 2742-3352 ramal 206, ou diretamente na Casa de Cultura, pelos telefones 2644-4092 e (21) 98656-7318, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

 


Prefeitura de Manaus inicia ciclo de palestras, consultorias e workshops on-line sobre mercado de trabalho e empreendedorismo

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), inicia no mês de março um ciclo de palestras, consultorias, workshops e minicursos gratuitos, que serão transmitidos por meio de lives, pela plataforma Zoom. Os eventos on-line integram o projeto “Conexão de aprendizagem: visando oportunidades”, cujo objetivo é abordar temas atuais, relacionados a assuntos que estão em pauta, nas respectivas áreas de conhecimento no mercado de trabalho e empreendedorismo.

 

 

 

 

Os eventos são direcionados a jovens a partir dos 16 anos em busca do primeiro emprego, universitários, candidatos cadastrados no Sine Manaus, profissionais em busca de qualificação e empreendedores em busca de capacitação. A iniciativa vai possibilitar a criação de network dos profissionais atuantes no mercado de trabalho com os profissionais em busca de recolocação.

 

A primeira palestra, com 80 vagas, está programada para acontecer na próxima segunda-feira, 1º/3, com o tema “Networking empreendedor: como unir forças para crescer”, que será ministrada pela representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Munique Holanda.

 

Os interessados devem acessar o link disponível em www.semtepi.manaus.am.gov.br e realizar a matrícula no Google Clasroom – Sala de Aula, a partir desta sexta-feira, 26/2, às 19h.

 

É de inteira responsabilidade do candidato ter um celular, notebook ou tablete com sinal de internet, para acessar a programação. Ao final da palestra, será liberado um link para a solicitação do certificado.

— — —

Texto – Divulgação / Semtepi

Foto – Valdo Leão / Semcom

 Francisco Mignone, 194

Municipal do Rio homenageia Francisco Mignone em seus 35 anos de morte

Compositor teve importante trajetória artística o Theatro Municipal

Publicado em 27/02/2021 - 07:55 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ) lançou esta semana em seu site a exposição virtual em formato de e-book Francisco Mignone – A música como luz da existência, em homenagem a um dos mais geniais compositores brasileiros, cuja morte completou 35 anos, no último dia 19. Com mais de mil composições, entre óperas, bailados, músicas instrumentais e trilhas para filmes, o regente nascido em São Paulo, filho de imigrantes italianos, teve importante trajetória artística no Theatro Municipal do Rio.

A chefe do Centro de Documentação (Cedoc) do teatro, Fátima Cristina Gonçalves, mestre em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF), disse à Agência Brasil que ao pesquisar sobre Mignone, descobriu uma série de coisas interessantes. “O Mignone teve um papel muito atuante no Municipal porque, por várias vezes, foi membro da Comissão Artística que era responsável pela programação do teatro. E muitas das obras dele foram lançadas em edição mundial no Municipal”, disse Fátima. “A relação dele com o TMRJ era muito estreita, especial. Isso nos motivou a ir um pouco mais fundo na obra dele e fizemos algumas descobertas”.

Africanidade

A chefe do Cedoc descobriu, por exemplo, que na Itália o compositor escreveu sua primeira ópera O contratador de diamantes, que conta a história de ex-escrava Chica da Silva e do contratador João Fernandes de Oliveira, no Arraial do Tijuco, em Minas Gerais. A estreia da ópera ocorreu em 20 de setembro de 1924 no TMRJ. Essa ópera tem uma parte que é um bailado de escravos negros em frente ao adro da igreja. “É uma parte fascinante da ópera, porque é um bailado afro”, comentou Fátima. Maria Olenewa fez a coreografia do bailado no TMRJ, mas faltava quem dançasse.

 Programa de O Contratador de Diamantes. TM, 20 set. 1924
Programa de O Contratador de Diamantes. TM, 20 set. 1924 - Acervo CEDOC/TMRJ

Francisco Mignone recorreu então à Tia Ciata, mãe de santo brasileira, considerada por muitos uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca, que pediu ajuda ao compositor e músico Donga. Este arranjou umas passistas que dançaram no palco do Municipal. “Isso foi recebido pelo público de uma maneira fantástica. Porque, pela primeira vez, tem um bailado afro na ópera de um compositor que estava ainda desconhecido. Mas aquilo se torna uma grande execução no palco do Municipal”. Em 1956, o mesmo bailado foi reapresentado naquele palco com coreografia de Mercedes Baptista, primeira bailarina clássica negra do TMRJ, dançado pelo Ballet Folclórico Mercedes Baptista, criado por ela.

Diversidade

Ao mesmo tempo, a obra de Mignone começa a ser vista pelos grandes mestres da música da época. Em 1923, Richard Strauss, quando veio ao Brasil pela segunda vez e apresentou a Orquestra Filarmônica de Viena, fez questão de só tocar Mignone. Da mesma forma, Arturo Toscanini, quando se apresentou no Municipal do Rio, em 1940, tocou Congada, de Mignone, com a Orquestra de Nova Iorque, da qual era regente. “Foi um grande júbilo para a carreira de Mignone”, disse Fátima.

A chefe do Cedoc do TMRJ informou que a música de Francisco Mignone tem a característica de africanidade. Os ritmos africanos estão presentes em sua obra. “Mignone tem esse grande mérito de difundir essa música que é nossa, a nossa diversidade cultural”. As composições de Mignone refletem os ritmos da diversidade brasileira, como em Maracatu de Chico-Rei (bailado considerado a sua obra-prima), O Espantalho, Leilão, Quadros Amazônicos, Hino à Beleza, Iara, Quincas Berro D ´Água e das histórias musicadas do cotidiano do país, como é o caso das óperas O Contratador de DiamantesO Chalaça e O Sargento de Milícias.

Ensaio do Elenco de O Sargento de Milícias, com os maestros Tavares e Cellario, à dir., Gianni Ratto, à esq., e Mignone, em pé, à direita. TMRJ, 1978.
Ensaio do elenco de O Sargento de Milícias, com os maestros Tavares e Cellario, à dir., Gianni Ratto, à esq., e Mignone, em pé, à direita. TMRJ, 1978. - Acervo CEDOC/TMRJ

Foi também professor do Conservatório Dramático de São Paulo e do Instituto Nacional de Música, atual Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mignone estudou música desde a infância, graças às lições de seu pai, o flautista Alferio Mignone. Completou os estudos no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, onde se formou em flauta, piano e composição, seguindo, posteriormente, para estudar Composição em Milão, Itália, no Conservatório Giuseppe Verdi. Ainda em vida, recebeu vários prêmios, como o Shell, em 1982, pelo conjunto da obra.

A exposição pode ser conferida pelo público interessado nas plataformas oficiais do TMRJ: InstagramFacebook, e Youtube, e tem realização institucional da Associação dos Amigos do Teatro Municipal, Fundação Teatro Municipal, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado do Rio de Janeiro, com apoio do Ministério do Turismo.

Próximos homenageados

O público poderá conferir também no site do teatro e nas redes sociais os primeiros homenageados na Série Compositores: Richard Strauss, Alberto Nepomuceno, Francisco Braga. Francisco Mignone é o quarto título da série. Fátima Gonçalves informou que já estão sendo providenciadas mostras virtuais sobre o quinto e sexto compositores homenageados. Para março, está prevista exposição sobre o argentino Astor Piazzolla, pelo seu centenário de nascimento e, para abril, sobre Ígor Stravinski, que se apresentou no TMRJ em duas ocasiões. “A gente está sempre trazendo a memória do Theatro Municipal. Em época de pandemia, a gente precisa estreitar esses laços com o público”, destacou a chefe do Cedoc.

Edição: Aline Leal

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

 

Mobilidade Urbana: atualização cadastral começa segunda

2021-02-26 12:41:00 - Jornalista: Catarina Brust
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de dois táxis estacionados no ponto
Foto: João Barreto / Arquivo
Categorias de transporte de passageiros devem estar atentas aos prazos de cadastro e vistoria

A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que começa, nesta segunda-feira (1º de março), a atualização cadastral das categorias de ônibus urbano e táxis. O prazo vai até 30 de abril. Já a vistoria 2021 será realizada entre 1º de abril e 30 de maio. As categorias de transporte escolar e fretamento devem fazer a atualização cadastral de 1º de maio até 31 de julho e a vistoria 2021 de 1º de junho até 31 de julho. O calendário de 2021 foi divulgado no Diário Oficial de Macaé, portaria nº 001/2021, no dia 29 de janeiro.

Ficam convocados também todos que não fizeram credenciamento junto ao Órgão Gestor de Trânsito e Transporte da Secretaria. O procedimento será realizado no setor de Cadastro e Vistoria De Transportes, que está situado no Km 4 da RJ-168, no bairro Virgem Santa.

A Coordenadoria de Transportes da secretaria ressalta que já foram enviados comunicados por e-mail sobre os documentos necessários e o calendário para empresas e cooperativas para facilitar todo o processo. As pessoas físicas, para mais informações, podem entrar em contato pelo e-mail: cadastroevistoria@macae.rj.gov.br. Telefone: 2763-6320 ramais: 4501/4502.

Documentação

Para atualização cadastral e vistoria dos veículos, as empresas, pessoas físicas e cooperativas precisam seguir alguns procedimentos, como a entrega de documentos. A relação da documentação está disponível nos seguintes links do site da Prefeitura de Macaé:

Fretamento;

Atualização cadastral - táxi;

Atualização cadastral - urbano;

Atualização cadastral - Escolar Pessoa Física;

Atualização cadastral - Escolar Pessoa Jurídica.


Lembrando que, nos segmentos fretamento e Urbano, apenas o representante legal (sócio administrador ou procurador nomeado através de procuração por instrumento público) poderá abrir processo de atualização cadastral e/ou credenciamento. Já no segmento escolar, os processos de pessoa física só poderão ser protocolados pelo próprio cooperado ou presidente da cooperativa. No caso de pessoa jurídica, apenas o representante legal (sócio administrador) poderá abrir o processo de atualização cadastral e/ou credenciamento. No segmento táxi, apenas o permissionário poderá protocolar os processos.

 

Prefeito assina carta com a Índia para compra de vacinas

2021-02-26 18:54:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Bruno Campos
O prefeito Welberth Rezende recebeu o cônsul geral da Índia nesta sexta (26), em seu gabinete

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebeu o cônsul geral da Índia, Amit Kumar Mishra, em seu gabinete, no Paço Municipal, na manhã desta sexta-feira (26). O objetivo foi formalizar uma carta de intenções para agilizar a compra, pelo município, da vacina AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19 desenvolvida pela Índia, tendo em vista que o Superior Tribunal Federal (STF) autorizou que estados e municípios podem comprar a vacina, inclusive as fabricadas em outros países.

Durante o encontro, também foi assinado memorando estreitando as relações de Macaé com a Índia para o Pacto Tecnológico com ênfase no hub óleo, gás e energia, fomento do Programa de Startup local e ampliação do desenvolvimento econômico, de trabalho e renda no município.

A reunião foi importante para alinhar o compromisso do prefeito de vacinar a população macaense. Para facilitar a aquisição das doses, Welberth também criou um consórcio de municípios da região para a compra unificada de vacinas contra a Covid-19. Ele disse que oito municípios já aderiram e a ideia é que pelo menos 12 se juntem ao projeto.

O pedido do prefeito para que o consulado agilize a chegada das doses da vacina ao município ocorre devido à grande demanda mundial que gera atraso na chegada ao país do insumo necessário para a produção local do imunizante desenvolvido pela Índia.

“O mais importante desta reunião é conseguir agilizar a compra de vacinas para a população. O município tem recursos para comprar as doses, mas, neste momento, quando o mundo inteiro está precisando da vacina, não estamos conseguindo comprar facilmente”, explicou o prefeito.

Pacto tecnológico - Sobre o pacto tecnológico, o prefeito disse que a parceria com a Índia trará ambiente favorável para a facilitação de novos investimentos de empresas que queiram operar em Macaé. “A cidade se coloca à disposição para novos negócios, para novos projetos e parcerias para o desenvolvimento”, afirmou o prefeito. A Índia é o segundo país mais populoso do mundo e uma das maiores economias do mundo investindo, principalmente, em tecnologia, energia e inovação.

“Este estreitamento de relações com a Índia permitirá o desenvolvimento de acordos voltados para o desenvolvimento local, contribuindo para ampliar as relações de negócios entre os empresários do município e os indianos. Trabalhamos para alavancar o desenvolvimento da economia, trabalho e renda em Macaé”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, durante a reunião.

Também participaram da reunião, o secretário de Políticas Energéticas, José de Luna Júnior; e o secretário de Comunicação, Romulo Campos.

No final do encontro, o cônsul indiano presenteou o prefeito Welberth com o livro “The Best of India” e uma peça exclusiva do xale produzido por artesãs do Norte do país, e recebeu do prefeito um livro com a história de Macaé.