Semana de Integração do CAp supera expectativas
Após a participação na Semana de Integração, os alunos do Colégio de Aplicação se preparam para iniciar, nesta segunda-feira (22), as aulas virtuais. A equipe gestora do CAp comemora os resultados da primeira semana por ter alcançado o objetivo de despertar nos alunos de 2021, um sentimento de pertencimento à instituição de ensino.
De uma forma democrática os alunos do CAp participam na escolha de 10% de sua matriz curricular, da eleição para representante de turma, eleição do diretor, grêmio estudantil, assembleias, rodas de conversas, seminários, projetos anuais, conselhos de classes, entre outros.
"Uma das marcas do CAp é o despertar do protagonismo juvenil", é mostrar que o personagem principal dessa tarefa chamada educação é o corpo discente desse colégio. Essa é a base que norteia o processo no qual o jovem é, simultaneamente, sujeito e objeto da ação no desenvolvimento de suas potencialidades. Por isso, no cronograma de cada dia dessa semana nós incluímos convidados, alunos egressos ou ainda estudantes do CAp, para participarem contando suas experiências aos demais alunos. Foi um sucesso", relatou a diretora Wanessa Leal.
Foi o caso da aluna Pietra, formanda de 2020, que viveu o peso das aulas remotas, e se preparou para o Enem on-line. "Desde o primeiro dia como capiana escutei que os laços ali formados e os conhecimentos adquiridos naquele espaço seriam únicos, o que pude confirmar ao longo dos três anos, porém o que mais me surpreendeu foi como a escola se importa com as ideias dos alunos e os coloca como protagonistas, seja na sala de aula ou durante os diversos projetos que temos durante os três anos", disse Pietra de Oliveira Gomes Lopes de Macedo.
Para conversar com a 2ª série, os convidados foram Eydison e Mariana, que hoje estão cursando a 3ª série no CAp e que conseguiram se organizar muito bem com o ensino remoto de 2020. "Um momento que achei muito especial foi quando refletimos acerca de nossos objetivos para 2021 e a forma como o CAp e nós mesmos podemos agir para alcançá-los e depois foi montada uma nuvem de palavras com aquelas mais usadas nas respostas. Nessa dinâmica houve bastante interação", contou Mariana Teixeira Cezati.
Já na opinião de Eydison Pereira, a semana foi de grande importância, principalmente, no que tange às dicas quanto à organização do estudo e também da palavra de acalento para que os alunos não desistam e, apesar dos pesares, mantenham-se focados e determinados.
O ex-aluno Paulo Molisani e a representante do Grêmio Estudantil Nelson Mandela, Yasmin de Lima Pinheiro, conversaram com os alunos da 1ª série. "Como tive experiência com o ensino remoto no ano de 2020, passei algumas dicas de como aproveitar ao máximo esse momento difícil. Um aspecto bom é que o aluno pode ter autonomia para se organizar, priorizando suas dificuldades. Organização é a chave. Além disso, aproveitem ao máximo todas as aulas e a ajuda dos professores. Diferente dos nossos pais, que tinham um acesso dificultado à educação, nós temos uma infinidade de fontes para pesquisa. Mas o nosso maior desafio é ter discernimento e separar o útil do desnecessário, e nisso os professores são nossos guias. Manter contato com os amigos constantemente, mesmo por vídeo faz a diferença, pois isso ajuda a não nos sentirmos sozinhos. E principalmente, conheçam e desenvolvam sua própria forma de aprender", orientou Paulo Molisani.
Em nome de todos os alunos e do grêmio, Yasmim de Lima Pinheiro, aluna do terceiro ano do Cap, apresentou e explicou o que é um grêmio estudantil e a sua importância. "O grêmio é uma organização responsável por representar os interesses e opiniões dos estudantes. O que promove um maior diálogo entre os alunos, professores, direção e sociedade. O grêmio estudantil é muito importante nas escolas pois ajudam os alunos a desenvolverem melhor o seu senso crítico e até uma iniciação política. Hoje, é de suma importância que o jovem tenha um senso crítico bem construído para que a nossa voz seja ouvida fora do ambiente da escola ou universidade. O CAp é uma escola humanizada que vai além das salas de aulas e os professores vão além de suas matérias. Uma escola é construída pelos alunos e tenho certeza que vamos fazer a diferença. Dessa forma criamos força, coragem, entusiasmo para seguir o caminho trilhado pelo CAp e iniciarmos as aulas remotas com muita esperança".
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