Variação do preço do diesel nas refinarias foi menor do que a inflação em 2020
O preço de venda do óleo diesel nas nossas refinarias variou abaixo da inflação em 2020. Isso significa que outros produtos e serviços de amplo consumo (por exemplo: alimentação, serviços públicos e aluguel) tiveram reajustes substancialmente maiores.
Tanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que considera o preço dos produtos para o consumidor final, nas prateleiras das lojas e supermercados, quanto o Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M), que inclui os preços aos produtores de bens, tiveram uma variação acima do preço do diesel praticado pela Petrobras.
Fonte: IBGE, Banco Central e Petrobras
Também é importante destacar que, ano passado, os preços cobrados pela Petrobras foram menores em comparação a dezembro de 2019. Em 1º de janeiro, o preço médio por litro de diesel nas nossas refinarias foi de R$ 2,33. Em 31 de dezembro, R$ 2,02, o que significa uma redução de aproximadamente 15% ao longo do ano.
Não é a Petrobras quem determina o preço dos combustíveis na bomba
O preço dos combustíveis vendidos em nossas refinarias representa menos da metade do preço cobrado nas bombas (45% no caso do óleo diesel). O restante corresponde a impostos estaduais e federais, custos adicionais com biodiesel e margem da distribuição e dos postos de combustíveis.
Conheça outras verdades sobre o preço do diesel
Conheça aqui como é a Composição de Preços ao Consumidor
Acompanhe o preço de venda do diesel às distribuidoras por localidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário