domingo, 4 de abril de 2021

 


Quissamã inicia vacinação contra a Covid-19 para idosos de 60 a 64 anos na segunda-feira (5)

Quissamã inicia vacinação contra a Covid-19 para idosos de 60 a 64 anos na segunda-feira (5)

A Prefeitura de Quissamã inicia a vacinação contra a Covid-19 da faixa etária dos idosos de 60 a 64 anos na próxima segunda-feira (5), pelas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Alto Grande, às 9h, e de Machadinha, às 14h. Com base no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, a Secretaria municipal de Saúde tem alcançado bons resultados com a evolução da campanha para os grupos prioritários. Nesta semana, o município ultrapassou a marca de 3 mil pessoas vacinadas. Um número que traz alívio e esperança para que o imunizante chegue a toda população.

Para manter o ritmo, na manhã desta Sexta-feira Santa (2), Quissamã recebeu mais 1.330 doses - sendo 1.310 para a segunda dose - do Governo do Estado. Na lista de grupos prioritários, o município já imunizou os profissionais da Saúde, comunidade quilombola (50 anos e mais) e idosos (65 anos e mais).

- Estamos recebendo doses todas as semanas, mas é uma quantidade diferente a cada entrega. Por esse motivo, sempre montamos um planejamento para respeitar os grupos prioritários. Enquanto a vacina não chega para todos, pedimos que se cuidem, evitando aglomeração, usando máscara e higienizando as mãos - disse Natália Villaça, enfermeira do setor de imunização do município.

A campanha da próxima semana continua na terça-feira (6), na ESF Caxias, às 9h, e ESF Barra do Furado, às 14h. Na quarta, a vacinação acontece na ESF Centro (com aplicação no Centro de Saúde), às 9h, e ESF Morro Alto, às 14h. Na quinta-feira (8),na ESF Carmo, às 9h, e ESF Santa Catarina, às 14h. A semana será encerrada na ESF Matias, na sexta-feira (9), às 9h.


Campanha em Quissamã


O planejamento da vacinação em Quissamã tem seguido as orientações do Plano Nacional de Imunizações. Na aplicação da segunda dose, no caso da Coronavc, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, o reforço é realizado entre 14 e 28 dias após a primeira dose. Já a Oxford/AstraZeneca tem uma janela de 90 dias entre as doses.

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, assinou adesão ao consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para a aquisição de vacinas contra a Covid-19. Desde dezembro do ano passado, o município tem se planejado para comprar a vacina, quando foi assinado um termo de entendimento com o Butantan para adquirir 36 mil doses da Coronavc. Porém, o Ministério da Saúde ficou responsável por toda a distribuição do imunizante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário