Lei municipal transforma Pico do Frade em Monumento Natural
A preservação ambiental em Macaé ganhou mais um coadjuvante. A natureza agradece e quem está na luta para defender a biodiversidade celebra a criação do Monumento Natural do Pico do Frade. Agora, um dos cartões postais mais belos do município se transformou – oficialmente – em uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, abrangendo a área rochosa Pico do Frade e seu entorno, na região serrana.
A lei, assinada pelo prefeito Welberth Rezende, foi publicada nesta quinta-feira (1º), no Diário Oficial do Município (Aqui: http://sistemas.macae.rj.gov.br:84/diariooficial/default/index/visualizar?id=344 ). O pico do Frade é o ponto mais alto de Macaé e pode ser visto de diferentes locais da cidade. Localizada próximo à divisa com o município de Trajano de Moraes, a Unidade de Conservação possui área de 28,07 km².
Analista Ambiental da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, Evelyn Raposo da Silva foi a responsável pela finalização do processo de criação dessa Unidade de Conservação (UC), que teve início em 2018, ainda na gestão da então subsecretária, Lívia Souza. "E foi com o apoio do atual Secretário de Ambiente, Rodolfo Coimbra, que a gente finalmente conseguiu criar essa Unidade de Conservação. O Thiago Amério foi o nosso jurídico e elaborou a minuta de decreto que foi para apreciação da Câmara. O processo de criação é fruto de muito trabalho, e do entendimento de que o desenvolvimento de Macaé precisa ser sustentável, ou seja, precisa estar pautado nos três pilares: econômico, social e ambiental", explica.
A analista ressalta que o Monumento Natural do Pico do Frade é um marco nesse sentindo. "A criação dessa Unidade de Conservação tem o objetivo de garantir qualidade de vida para a população por meio do contato com meio ambiente, possibilitar a realização de pesquisas científicas, atividade de educação ambiental e estimular o turismo ecológico local de forma ordenada e responsável", observa Evelyn.
O Monumento Natural do Pico do Frade tem os seguintes objetivos: preservar o ecossistema natural de fragmentos de floresta atlântica do Pico do Frade e entorno; compatibilizar a preservação e conservação da região do Pico do Frade e de sua diversidade biológica com os diversos usos, observado o princípio da sustentabilidade; garantir a preservação das espécies endêmicas, raras ou ameaçadas de extinção da fauna e flora; regularizar os diversos usos da área, compatibilizando com os objetivos da Unidade de Conservação; possibilitar a visitação pública, a realização de pesquisas científicas e desenvolvimento de atividade de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário