terça-feira, 3 de agosto de 2021

 

Saúde define protocolo de acolhimento a pacientes pós-Covid

2021-08-03 17:47:00 - Jornalista: Márcio Siqueira
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Rui Porto Filho
O CARP funcionará no Centro de Reabilitação Dona Sid que pertence ao complexo do Centro de Especialidades Dona Alba

Os protocolos de acolhimento e tratamento de pacientes de Macaé que necessitam de reabilitação após infecção por Covid-19 foram discutidos nesta terça-feira (3) por equipe multidisciplinar que compõem a Secretaria Municipal de Saúde. O planejamento faz parte da criação do Centro de Acolhimento e Reabilitação Pós-Covid (CARP) que será instalado no Centro de Reabilitação Dona Sid que pertence ao complexo do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba.

Na unidade, pacientes direcionados pelo Hospital Público Municipal (HPM) receberão tratamento em especialidades como fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e serviço social, assim como a regulação para as especialidades médicas. O objetivo é auxiliar no processo de recuperação diante de possíveis sequelas geradas pelos procedimentos de internação e tratamento, além dos efeitos do quadro evolutivo da própria doença.

“Inicialmente serão atendidos no CARP os pacientes direcionados pela nossa unidade de referência em tratamento de Média e Alta Complexidade dos pacientes da COVID-19. Mas já estamos planejando ampliar o acolhimento a pacientes que estão hoje atendidos pelas demais unidades da nossa rede”, explica a Secretária de Saúde, Liciane Furtado.

Além do Centro de Acolhimento, demais unidades de assistência à população que compõem a rede básica de Saúde já estão preparadas para seguir o protocolo de reabilitação para os pacientes pós-Covid.

“Esse protocolo fará parte da rede de assistência a nossa população, para assegurar que mais pessoas tenham acesso ao tratamento e reabilitação”, aponta o Secretário adjunto de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga.

O programa do CARP é desenvolvido pela Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação ligada a Secretaria adjunta de Atenção Básica, e conta também com o suporte das equipes da Secretaria adjunta de Alta e Média Complexidades que atuam nos polos de atendimento a pacientes da Covid-19.

A criação do Centro de Acolhimento e Reabilitação Pós-Covid é também regulamentada pela Lei Municipal 4.741/2021, sancionada pelo prefeito Welberth Rezende no último dia 16 de Junho, e proposta pelo vereador Tico Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário