Escolas promovem programação do Dia das Crianças e Recrear
O Dia das Crianças será comemorado na próxima terça-feira (12). Escolas da rede municipal promovem, até o final do mês, atividades específicas nos sistemas presencial e remoto. A finalidade é reforçar a socialização e o desenvolvimento dos estudantes. Cada escola segue um cronograma diferenciado. A programação obedece aos protocolos de distanciamento social. Além disso, as escolas vão receber vídeos com dicas de como aproveitar a Semana das Crianças em Macaé. A apresentação, elaborada pela equipe da Superintendência de Educação Integrada, conta com alunos da rede municipal em momentos e locais variados.
Os alunos do Ensino Fundamental, por exemplo, estão participando de atividades como oficinas, dinâmicas, trabalhos artísticos e gincanas. Já a garotada da Educação Infantil, na faixa de dois a cinco anos, está se integrando à ações como piquenique, exibição de vídeos, brincadeiras especiais, bailinho à fantasia e contação de histórias.
Recrear
Paralelo à Semana da Criança, cerca de 60 escolas municipais de Educação Infantil estão realizando o projeto Recrear. A proposta é valorizar o movimento na Educação Infantil e enfatizar o caráter recreativo e lúdico, com a finalidade de proporcionar a todas as crianças momentos de participação em brincadeiras e jogos. Todo trabalho visa ampliar o conhecimento e o controle sobre o corpo e o movimento. Cada escola tem uma agenda específica e pode promover ações do projeto até o fim do ano letivo.
A Semana da Criança e o projeto Recrear consideram que, na Educação Infantil, as propostas pedagógicas devem ser norteadas pelos eixos interações e brincadeiras. As atividades são articuladas pelos professores regentes e os professores de Educação Física. A utilização de espaços externos é considerada ideal para garantir a exploração do corpo e movimento. Para o "Recrear" são sugeridas atividades de teatro de fantoches-sombras, ginástica historiada, oficina de construção de brinquedos e oficina de culinária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário