Outubro Rosa: palestra abordará importância da prevenção
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, irá promover atividades e ações alusivas ao Outubro Rosa. O mês que é marcado pela conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, contará com palestras, orientações ao autoconhecimento e prevenção à saúde.
Na próxima segunda-feira (4), a médica e coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Renata Louredo e a enfermeira do programa, Rita Villas irão proferir palestra, a partir das 14h, no Pronto Socorro, do bairro Aeroporto.
As profissionais irão abordar os tipos de câncer de mama, fatores de risco e fatores de proteção, como a adoção de hábitos saudáveis (prática de atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar, entre outros).
Prevenção - Dentro da proposta de promoção e prevenção de doenças, a rede municipal de saúde vem fazendo um trabalho permanente nas unidades com consultas e exames, visando à prevenção e á detecção precoce do câncer de mama.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, são oferecidos, em média, 300 exames de mamografia. Para fazer o agendamento o usuário deve procurar a Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria, que funciona no Centro de Especialidades Dona Alba ou o Pronto Socorro, do bairro Aeroporto. O mesmo deve levar a solicitação do médico, o Cartão SUS e um documento de identificação.
Movimento - O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. A ação começou em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.
No Brasil, o movimento aconteceu em outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário