Saúde descentraliza CTC e amplia atendimento de Covid-19 para quatro unidades
O Pronto Socorro Municipal da Imbetiba, o Hospital Público Municipal da Serra (HPMS) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Barra de Macaé e do Lagomar passam a compor a rede de atendimento a casos suspeitos de infecção por Covid-19 em Macaé, assumindo assim as demandas do Centro de Triagem (CTC) do Posto de Saúde Jorge Caldas que será desativado nesta sexta-feira (10).
Com isso, os casos de sintomas de síndrome gripal, antes atendidos no CTC do Jorge Caldas, serão direcionados a essas quatro unidades definidas pela Secretaria Municipal de Saúde.
“O nosso objetivo é garantir o atendimento de casos suspeitos em unidades de referência que estão mais próximas da população. Com isso, essas quatro unidades ampliam a rede de assistência ao paciente da Covid-19, garantindo assim, polos nas regiões que concentram o maior número de moradores do município”, explica a secretária municipal de Saúde, Liciane Furtado.
A desativação do CTC do Jorge Caldas faz parte da estratégia definida pela Saúde que prevê a readequação e reforma da unidade que assumirá uma parte importante na assistência da rede de Atenção Básica.
Antes do início das obras, o Jorge Caldas será base para o trabalho de reorganização das solicitações e encaminhamentos de exames de imagem que será iniciado pela Saúde em janeiro. A unidade será utilizada, também, como novo polo de vacinação da população contra a Covid-19.
“A nossa estratégia é tornar o Posto de Saúde Jorge Caldas referência em programas da nossa rede de Atenção Básica que promovem prevenção em Saúde”, explica o Secretário adjunto de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga
Nenhum comentário:
Postar um comentário