Cerca de 300 quilos de lixo espalhados nas margens do mangue do rio Macaé foram recolhidos nesta sexta-feira (4) pela ação “Mangue Limpo”. A ação foi realizada na manhã desta sexta-feira (4) pela prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Ambiente, pescadores e profissionais do projeto Macaé Rio Sustentável, patrocinado pela Petrobras.
Às 9h30m o barco de apoio saiu do Iate Clube com 14 pescadores e com pequenas embarcações (canoas) acopladas, para proporcionar melhor chegada dos profissionais à beira do mangue. A atividade começou entre os bairros Nova Esperança e Ilha Leocádia e foi descendo o rio. A ação teve a duração de quase quatro horas.
De acordo com o secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, o objetivo é chamar a atenção da população.
- Esta é uma ação pontual e temos a intenção de alertar a população para a educação ambiental. O lixo que as pessoas jogam na rua e nos rios chega ao Rio Macaé e ao mangue, prejudicando esse ecossistema, que é considerado um berçário. Queremos estimular o descarte adequado dos resíduos. Espero que no futuro nós possamos vir aqui para apreciar as belezas do mangue, sem encontrar nenhum resíduo, afirmou.
O coordenador do projeto Macaé Rio Sustentável, João Bandeira de Freitas, contou que o projeto surgiu para estudar as particularidades do Rio Macaé.
- Muito se fala sobre o Rio Macaé, mas pouco se sabia dele. Fizemos uma expedição desde a sua nascente, em Nova Friburgo, até a sua foz e avaliamos o que ele sofreu, seus impactos e como ele se comporta. A ideia é que aos poucos esse conhecimento seja levado para a comunidade de Macaé e de planejarmos o futuro desse corpo hídrico, revelou.
Os pescadores aprovaram a ideia da limpeza.
- Essa ação é muito importante e tem que continuar, pois ainda ficou muita coisa para tirar, apesar de termos tirado muito lixo hoje. O próprio morador tem que ter consciência, pois uma televisão não vai parar sozinha no mangue e hoje nós retiramos uma TV ali de dentro. Outra coisa que surpreendeu foi encontrar objetos que os próprios pescadores jogam como colete salva-vidas e pneu de embarcações. O mangue é muito importante para nós, pois tem ova de camarão e de tilápia e se deixarmos poluir não vamos conseguir pescado com a mesma qualidade, afirmou o pescador Claudeir Henrique da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário