terça-feira, 4 de setembro de 2012

Festival Benedicto Lacerda

 aplausos e sucesso por onde passa




 Natural de Macaé, Benedicto Lacerda nasceu em 1903, descobriu a música ainda menino, ouvindo ao longe os ensaios da Sociedade Musical Nova Aurora. O músico, que tornou-se um dos maiores expoentes do Choro, dá nome a um dos maiores festivais de samba e choro do interior do estado, e que, pela primeira vez, chega a Campos e outras cidades da região, (anteriormente  ele era realizado somente em Macaé).


Em Campos o festival aconteceu de 29 até 2 de setembro. Além de Macaé o Festival Benedicto Lacerda passará também por Quissamã e Rio das Ostras/RJ. O objetivo, de acordo com o Coordenador Geral, Marcos Kuika, é “promover o resgate da memória musical de Macaé e das cidades adjacentes, contribuindo para a revitalização cultural do samba e do choro em toda a região”.
 

Na cidade Campos, a abertura do Festival aconteceu  com a exposição biográfica de Benedicto, que ficou aberta até o dia 01 de setembro, no Palácio da Cultura, onde foram expostas diversas fotografias, textos e execução de algumas músicas do ilustre músico macaense que fez história no cenário nacional.
 

No dia 01 de setembro, a programação apresentou  o show do Coletivo Só Pra Moer com participação especial de Mário Sève e David Ganc. Além disso, aconteceu , ainda, o lançamento do livro/CD Vol. 1 e 2 CHORO Duetos, Pixinguinha e Benedicto Lacerda, produzidos sob a coordenação de Mário Sève e David Ganc.
 

OFICINA – No dia 2 de setembro, no Centro Cultura Musical, das 9h30 às 12h, músicos amadores e profissionais  participaram  da Oficina Musical – workshop – com o Coletivo Só Pra Moer, Mário Sève e David Ganc.
 

O projeto Festival Cultural Benedicto Lacerda 2012 foi o único contemplado no Estado do Rio de Janeiro no Programa Petrobras Cultural (PPC), na categoria Festivais de Música. Concorreu nacionalmente com outros 157 projetos, sendo que somente 11 foram contemplados em todo o Brasil.
 

O evento é uma realização da Usina de Fomento Cultural e do Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Petrobras.
 

Próximas  cidades

R. Ostras

Exposição biográfica

Iniciou ontem (4) e vai até   8 de setembro. Das 9h às 17h. Local: Parque dos Pássaros – Rua Petrópolis s/nº – Jardim Mariléia
 

Shows

Quarteto Regra 3. Data: 7 de setembro. Horário: 19h30. Local: Concha Acústica – Praça São Pedro – Centro
 

Lene Moraes e “Bando”. 7 de setembro. Horário: 21h. Local: Concha Acústica – Praça São Pedro – Centro

Macaé

Palestra: Jadir Zanardi, autor de “Benedicto Lacerda, e a saudade ficou”. 6 de setembro. 19h. Local: CIEP 455 M. Maringá
 

Exposição biográfica. De 8 a 16 de setembro, das 10h às 22h. Local: Shopping Plaza Macaé
Shows
 

Gafieira Diminuta. Convidados Especiais: Edson Batata e Aquiles Mores. 12 de setembro, 19h30. Local: Bico da Coruja.
 

Orquestra de Choro Os Matutos. Convidado Especial: Pedro Paes. 14 de setembro, 20h30. Local: Praça Washington Luis.
 

Nó em Pingo D’água Convidado Especial: Jorginho do Pandeiro. 15 de setembro, 20h30. Local: Praça Washington Luis.
 

Oficina/workshop. 16/9, das 9h30 às 12h. Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores – Centro.
 

Quissamã
Regional Noites Brasileiras – Convidado Especial: Nina Wirti
13 de Setembro – 20h30 – Centro Cultural Sobradinho.

/

Nenhum comentário:

Postar um comentário