quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A primeira dama Hermínia Alvarez faz palestra e reúne idosos no Auditório da Prefeitura de Quissamã

Foto: Adilson dos Santos  
 OCentro de Referência da Assistência Social – CRAS, por intermédio do Programa de Assistência ao Idoso – PAI, está realizando em outubro, uma série de ações para comemorar o mês do idoso. As atividades promovidas têm a finalidade de capacitar e conscientizar os familiares, os profissionais que lidam com pessoas acima de 60 anos, além dos próprios idosos, sobre o processo de envelhecimento saudável.

As ações também estão direcionadas para o desenvolvimento da autonomia e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Experimentações artísticas, culturais, esportivas, de lazer e a valorização das experiencias são contribuições acumuladas ao longo da vida que fazem a diferença no dia a dia da melhor idade quissamaense.

Dando continuidade ao mês comemorativo, nesta quarta-feira (23) foi realizada no Auditório da Prefeitura, a palestra “ Estatuto do Idoso e Participação Popular”. O local estava lotado e contou com a integração dos participantes. Os idosos demonstraram tanto interesse sobre o assunto que fizeram inúmeras perguntas. Hermínia Alvarez, primeira dama do município, também fez questão de participar do evento e promoveu um bate-papo descontraído com o público presente.

Logo após o término da palestra, a Oficina de Teatro da UNITI – Universidade para a Terceira Idade de Campos dos Goytacazes, abrilhantou ainda mais a comemoração com a apresentação da peça que abordou o tema “direito dos idosos”. A confraternização estava num clima tão bom que a animação promovida por um professora de educação e dança, animou os idosos que não se conteiram e subiram ao palco.

Segundo a Coordenadora do CRAS, Renata Queirós, é fundamental valorizar esse tipo de trabalho. Por meio dele, acabamos fortalecendo os vínculos com os idosos que sempre nos apresentam suas demandas. “Tanto na palestra, quanto na peça, foi reforçado a importância do respeito ao idoso. Não devemos deixá-los sozinhos, nem mexer em seus bens. Precisamos apenas amá-los”, concluiu Renata.

Todas as atividades elaboradas neste mês, foram organizadas em parceria com a Comissão formada pelos idosos que participam dos serviços. “Essa programação intensa em outubro, é para ouvi-los e daremos continuidade ao projeto para assisti-los cada vez mais, afirmou a Coordenadora do Programa PAI, Ivandra Linhares.

As portas do PAI estão abertas para esclarecimentos de dúvidas e sugestões. No próximo dia 30, haverá o Festival de Talentos da Melhor Idade e o Lançamento da Cartilha da Pessoa Idosa no Tattersal, a partir das 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário