terça-feira, 28 de outubro de 2014


FMIJ abre I Gincana da Guarda Mirim nesta terça-feira

).  Cerca de 200 jovens com idades entre 15 e 17 anos, participam da gincana, que vai até o dia 25 de novembro (Foto: Gerson Gomes)
Em função da transferência das comemorações do feriado pelo Dia do Servidor Público, 28 de outubro, para sexta-feira (31), que será ponto facultativo nas repartições municipais, a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) antecipou a abertura da I Gincana Solidária da Guarda Mirim para esta terça-feira (28).  Cerca de 200 jovens com idades entre 15 e 17 anos, participam da gincana, que vai até o dia 25 de novembro. O presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, fará a abertura do evento, às 14h, na sede da Fundação. 

Ao final da gincana, dois grupos serão premiados como vencedores. “Na abertura, os participantes vão ser informados das etapas e missões a serem cumpridas na gincana. Lançaremos a tarefa da primeira etapa, a etapa social, na qual as equipes deverão arrecadar, em 15 dias, a maior quantidade possível de alimentos, que serão posteriormente doados ao Hospital Manoel Cartucho e à Associação Monsenhor Severino, que atendem a idosos”, destaca Thiago.

O presidente informa que a gincana envolverá atividades sociais, culturais, esportivas e de lazer. “Serão várias etapas, com diferentes missões. Haverá premiação das duas equipes de guardas mirins, uma de cada turno, que cumprirem todas as etapas e melhor desenvolverem as missões. Esta é mais uma oportunidade de estimular a participação cidadã desses adolescentes e, de forma divertida, promover a integração, a socialização, o trabalho em equipe”, ressalta.

As etapas serão cumpridas neste e no próximo mês, conforme a explica a diretora de Programas e Projetos da Fundação, Aymê Ribeiro. “Além da etapa social, cada equipe deverá criar um mascote, com apresentação em desenho e confecção do figurino, que será usado por alguém da equipe e deverá participar das missões. Cada equipe deverá criar seu próprio grito de guerra e formar gincanetes, como líderes de torcidas organizadas, que também terão de desenvolver sua própria coreografia”, informa.

Na etapa nomeada “Campos formosa, intrépida amazonas”, cada equipe deverá produzir um clipe para divulgar as maravilhas do município, que podem ser pontos turísticos, monumentos e prédios históricos, entre outros. 

- As equipes também deverão criar sua charanga, uma banda só de instrumentos de sopro e percussão, típica de jogos de futebol, com a música própria.  A etapa “Personalidades campistas” prevê a missão de produzir uma entrevista sobre uma personalidade campista de reconhecimento nacional, que poderá ser apresentada em vídeo, cartaz, entre outros. A tarefa ecológica será com o recolhimento de latinhas para reciclagem - acrescenta Aymê. 

- Até o dia da premiação, as equipes poderão receber tarefas surpresas, com missões tradicionais de gincanas, como apresentar o funcionário mais antigo da Fundação, cabo de guerra, corrida no saco, corrida com ovo na colher, entre outras. No dia 31 vamos dividir as equipes, que vão contar cada uma, com aproximadamente 20 guardas mirins. Serão três equipes do turno da manhã e quatro do turno da tarde. Cada turno terá uma equipe campeã da I Gincana da Guarda Mirim – concluiu o presidente da Fundação da Infância e da Juventude.  
Por: Verônica Nascimento - Foto: Gerson Gomes -  27/10/2014 17:51:04

Nenhum comentário:

Postar um comentário