sábado, 23 de maio de 2015

“III FEIJOADA DA LIBERDADE” ACONTECE NO PRÓXIMO DOMINGO (24), NO COMPLEXO CULTURAL FAZENDA MACHADINHA, EM QUISSAMÃ

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM CULTURA E TURISMO

O EVENTO SERÁ PARA HOMENAGEAR A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA, COMEMORADO DIA 13 DE MAIO

Foto: Adilson dos Santos“III Feijoada da Liberdade” - Foto: Adilson dos SantosO Complexo Cultural Fazenda Machadinha, receberá no próximo domingo (24), a “III Feijoada da Liberdade” para comemorar a Lei Imperial n.º 3.353, mais conhecida como Lei Áurea, sancionada em 13 de maio de 1888, que extinguiu a escravidão no Brasil. O evento organizado pelo Grupo de Jongo “Tambores de Machadinha”, conta com o apoio da Prefeitura de Quissamã.
Ônibus sairão do Centro de Quissamã, as 9h. Com o intuito de facilitar a ida para o evento dos interessados, ele passará pelas comunidades de Santa Catarina, Sítio Boa Vista, Mutum, Bacurau e Sítio Santa Luzia. O retorno será às 17h30 pelos respectivos itinerários.
Haverá uma missa às 11h que será celebrada pelo Frei Athaylton Jorge Monteiro Belo, conhecido como Frei Tatá, na Capela Nossa Senhora do Patrocínio. Em seguida, a Casa de Artes servirá uma feijoada feita pela comunidade, com o valor de R$10,00. Paralelamente ao almoço, ocorrerão rodas com música popular brasileira, de capoeira, jongo e samba.
Os visitantes poderão aproveitar para conhecer a sede das antigas senzalas que são tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, onde residem os descendentes de escravos, além das ruínas da Fazenda Machadinha. A parte cultural da cidade sempre atrai muitos turistas pela história e beleza.
Wagner Nunes Firmino, morador da Comunidade de Machadinha, falou sobre a importância da data ser lembrada. “O intuito do evento, além de comemorar, é reconhecer as conquistas dos negros. A população de Machadinha, que é muito engajada nessa causa, faz questão de participar do processo, colocando a mão na massa na hora de realizar grandes eventos como esse”, afirmou.
A palavra Áurea, que vem do latim Aurum, é uma expressão de uso simbólico que significa "feito de ouro", brilhante, magnífico, nobre ou “de muito valor” e luz. O dia 13 de maio é considerado data cívica no Brasil. Num domingo, de 1888, dia comemorativo do nascimento de D. João VI, foi assinada por sua bisneta, a Dona Isabel, princesa imperial do Brasil.
Vale ressaltar, que a Secretária de Estado de Cultura, Eva Doris Rosental, que tem atuado nos programas e ações, no sentido de ampliar os investimentos em cultura, dotando a cultura fluminense de condições para o seu efetivo desenvolvimento, participará do evento que tem previsão de término às 17h30 com a apresentação do “Tambores de Machadinha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário