quinta-feira, 23 de julho de 2015

Em Belém, 90% das escolas municipais possuem quadras poliesportivas

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 22/07/2015 15:13

  • / REFERÊNCIA / 22/07/2015 15:13

    Prefeito Zenaldo Coutinho garante 100 das escolas municipais com quadras poliessportivas até o final da gestão.


O estímulo para os estudos, a vontade de estar na escola por mais tempo e a participação nas atividades pedagógicas se tornaram mais frequentes entre os alunos da rede municipal de ensino de Belém.  Isso porque a capital paraense é o município que mais soma recursos para investimentos na educação, que se faz através do desempenho mútuo para oferecer aos estudantes bons espaços de cultura, lazer e esporte.      
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério de Educação (MEC), mostram que praticamente sete em cada dez colégios públicos de ensino fundamental e médio no Brasil não possuem quadras poliesportivas. No quesito, Belém se destaca nacionalmente apresentando o índice de 90% de unidades escolares com espaços adequados para a prática do esporte. Neste último ano, já foram nove quadras inauguradas e há previsões para que mais seis sejam entregues ainda no ano de 2015.
A Escola Municipal Madalena Travassos, localizada no bairro do Paraíso, distrito de Mosqueiro, foi a última unidade deste semestre que recebeu em sua estrutura a quadra poliesportiva. A escola que hoje atende 130 crianças, do maternal ao primeiro ciclo do ensino fundamental, integralmente, proporciona aos estudantes a prática segura de esportes com perspectivas de projetos que venham a somar com as outras disciplinas no processo de ensino- aprendizagem.  
No entorno, cerca de 80% dos estudantes residem em assentamentos e é a escola, principalmente, quem oferece aos alunos e suas famílias oportunidades de crescimento, aprendizado e lazer.
Para o professor de Educação Física da unidade, Heider Santos, a construção das quadras proporcionou a segurança e o bem-estar dos estudantes além de valorizar o profissional que atua na área esportiva que contam com melhor estrutura para desenvolver seu trabalho com excelência.
“Antes era difícil ministrar aulas ou pensar em bons projetos, pois só tínhamos um pequeno espaço na grama. As crianças caiam, se batiam, pegavam sol, chuva e até adoeciam”, contou. “Depois da quadra, meu rendimento como profissional melhorou 100%, ela é coberta, segura e iluminada e muito tem contribuído para trabalharmos a interdisciplinaridade através de bons projetos. Nossos alunos passam o dia inteiro na escola e as atividades recreativas não deixam de ser um estimulo para o progresso no aprendizado. Sem contar que este ano, nossa festa junina reuniu um número de pais maior do que o esperado devido termos hoje um local apropriado. Estamos muito satisfeitos com este fortalecimento de vínculos entre a escola e a comunidade”, completou Heider Santos.
Os investimentos feitos pela Prefeitura de Belém vêm mudando a vida de mais de 72 mil alunos matriculados na rede de ensino, muitos são os projetos que têm sido desenvolvidos nas quadras poliesportivas , um deles é o “Capoeira nas Escolas”. O objetivo do projeto é desenvolver o senso crítico dos alunos a partir de reflexões sobre identidade, patrimônio cultural, cidadania, preconceito racial, além de desenvolver a capacidade de convivência em grupo e promover a interdisciplinaridade.
O projeto foi ofertado para 17 escolas da rede e já alcançou um número de 883 inscritos, dentre estes estão alunos e comunidade do entorno que podem agendar a utilização do espaço na direção das escolas, estabelecendo o cumprimento de normas de preservação mediante o uso.
Desenvolver projetos e investir em meios que possam auxiliar no aprendizado dos alunos é, para o prefeito Zenaldo Coutinho, o compromisso de criar escolas que possam ser referência na educação e instrumentos para um futuro melhor. O prefeito destacou a prioridade que a gestão municipal vem dando à educação, com vistas a fortalecer principalmente o ensino de base. "Como gestor, é particularmente recompensador poder colaborar para a melhoria da vida desses meninos e meninas que, afinal, são o futuro que nós esperamos ver acontecer. As quadras construídas não atenderão somente à comunidade estudantil, elas também vêm suprir uma necessidade que é premente nas áreas periféricas da cidade, que são os espaços de lazer. E por isso também estarão abertas à população”, comentou Zenaldo.
Até o final desta gestão, a Prefeitura de Belém estará com 100% de quadras poliesportivas nas escolas da rede municipal de ensino, com cobertura, iluminação, acessibilidade e estrutura completa para a prática de esportes com conforto e segurança.
Os materiais entregues para a prática do esporte, como bolas para diversas modalidades, redes, boliche e cordas, por exemplo, possibilitam o auxílio na prática dos exercícios e no aprendizado dos alunos. O novo espaço irá contribuir para o desenvolvimento estudantil de forma a colaborar no avanço psicomotor, cognitivo e a socialização dos alunos com deficiência. 

Texto: Natasha Albarado
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário