Os petroleiros protestam contra os cortes de investimento e vendas de ativos aprovados pelo Conselho de Administração da Petrobras para o novo Plano de Gestão e Negócios da empresa, referente ao período 2015/2019.
Segundo informe divulgado recentemente na mídia impressa, a estatal passa com dificuldades de caixa e com um pesado compromisso de investimento, a Petrobrás analisa vender participações em áreas no pré-sal como solução de curto prazo para enfrentar dificuldades financeiras.investimentos financeiros e petroleiras instalados no exterior estão sendo sondados para avaliar se têm interesse no negócio.
O projeto ainda está sendo tratado no âmbito da diretoria da estatal. Se concretizado, vai ajudar a empresa a enfrentar os percalços provocados pelas denúncias de corrupção e pelo endividamento, que cresceu no último ano com a elevação da cotação do dólar frente ao real. Da dívida total da empresa, 81% estão em moeda estrangeira.
Segundo fonte envolvida na operação, o projeto faz parte do programa de desinvestimento da companhia, que, até agora, esteve focado na venda de ativos no exterior. A partir deste ano, a Petrobrás vai direcionar os esforços a ativos de exploração e produção no Brasil, principalmente em áreas atrativas a investidores , sem, no entanto, comprometer o plano de alcançar a marca de produção de 4 milhões de barris por dia, em média, a partir de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário