Mobilidade leva 'Escolinha de Trânsito' para unidade de ensino em Carapebus
02/06/2016 09:26:00 - Jornalista: Carlos Fernandes
Foto: Divulgação - Mobilidade Urbana
Crianças recebem orientações para que respeitem as regras de trânsito
As crianças receberam orientações para que respeitem as regras de trânsito e também verificaram na prática como se comportar, fazendo a simulação na réplica das vias de uma cidade, com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas. E por meio da simulação, aprenderam o seu papel como cidadãos inseridos no trânsito, seja como pedestre, ciclista e futuro motorista.
- Macaé está próxima fisicamente das cidades vizinhas, como Carapebus. E para nós esta parceria é muito positiva, já que desta forma ajudamos a formar ainda mais cidadãos conscientes. Até porque, muitos deles circulam constantemente por Macaé, com seus pais e responsáveis e podem se tornar multiplicadores destas informações. Ou seja, atuamos na prevenção de acidentes não só lá, mas em Macaé também – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.
Ao final da apresentação, os alunos receberam um material educativo, a cartilha de trânsito em formato de revista em quadrinhos “Pistinha e a Família Roda Certo”, para reforço dos conceitos trabalhados em sala de aula.
- Trabalhamos o assunto oralmente na escola, mas com a “Escolinha de Trânsito” eles podem visualizar as situações que eles podem passar no trânsito. Vivemos em uma cidade que possui um número pequeno de habitantes e uma sinalização reduzida em relação a outros locais, mas aprender é sempre positivo. É muito importante que este trabalho seja feito nas escolas e agradecemos a parceria – pontua a diretora adjunta, Maria José Manhães.
Aprovação – A professora orientadora Maxmiriam Guijarro, que foi a responsável pelo convite à Mobilidade Urbana, concorda que falar sobre o tema na escola é uma questão de cidadania, mesmo com a realidade diferente com relação ao trânsito nas duas cidades.
- A cidade de Carapebus não tem muita oferta em sinalização, mas muitos destes alunos pegam estrada, vão a locais como Macaé e tudo que tiverem de conhecimento para formá-los como cidadãos mais conscientes é sempre positivo. Com a Escolinha de Trânsito eles podem conhecer a forma correta de agir e que se há falta de sinalização na cidade, ela deveria estar presente, assim como nos outros locais por onde passam - explica.
A aluna do 4º ano, Sara Melo, garante que, a partir de agora, passará a respeitar mais regras do trânsito. “Gostei de participar da 'Escolinha de Trânsito', pois aprendi sobre a sinalização e agora vou saber como me comportar quando sair na rua”, finalizou a menina de nove anos.
Contatos - Os interessados em agendar a realização de palestras da “Escolinha de Trânsito” podem fazê-lo por meio de ofício protocolado na sede da Mobilidade Urbana, situada à Rua Euzébio de Queiroz, 678 – Centro. Para informações, basta entrar em contato pelo telefone (22) 3717-0881.
Nenhum comentário:
Postar um comentário