quarta-feira, 6 de julho de 2016

AGRICULTURA FAMILIAR SEGUE CRESCENDO EM QUISSAMÃ

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E URBANISMO

CERCA DE 4.500 ALUNOS DA REDE MUNICIPAL RECEBEM MERENDA DE QUALIDADE

Do Campo à Escola - (Foto: Adilson dos Santos/PMQ)Feira da Roça, incentivos para a sustentabilidade, cursos de capacitação, merenda escolar, participação no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, fortalecimento da cadeia de orgânicos. Essas são algumas das conquistas que envolvem a agricultura familiar em Quissamã.
Trata-se de um trabalho que acontece por meio de parcerias intersetoriais das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Obras e Serviços Públicos, de Educação, da Coordenadoria Especial de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda e também com entidades como o Sebrae.
Com o fornecimento de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, são atendidos cerca de 4.500 alunos da Rede Municipal. A aquisição de produtos desse projeto, este ano, já ultrapassa 30%, com ênfase nos hortifrutigranjeiros, produtos frescos, sem agrotóxicos e com mais qualidade nutricional. Atualmente, 20 famílias estão inseridas neste contexto e 45% da produção local vai para a merenda escolar.
Esse trabalho rendeu a participação do município na IX edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Pequenos Negócios no Campo, com o projeto “Do Campo à Escola: Agricultura sustentável garante alimentação saudável e integra o desenvolvimento de Quissamã”.
Foram 30 prefeitos e 37 projetos finalistas, pois algumas cidades concorreram em mais de uma categoria. Na solenidade, foram premiados os gestores que implantaram projetos com resultados comprovados que estimularam o surgimento e o desenvolvimento de pequenos negócios e a modernização da gestão pública, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município, entre eles está o de Quissamã.
Na ocasião, o prefeito Nilton Pinto destacou o papel desse projeto para a cidade, que tem sua história pautada na vocação agrícola. “O pequeno produtor pode contar com o suporte de uma equipe técnica para que, além da produção, eles possam comercializar seus produtos dentro e fora do município”, ressaltou.
(Foto: Adilson dos Santos/PMQ)Feira da Roça oferece opções de produtos cultivados em propriedades rurais do município          
A Feira da Roça também tem se destacado e as duas edições semanais já conquistaram a população, que prestigia assiduamente a “feirinha”, tanto às quartas-feiras, na Praça Mario Moreira da Silva, ao lado da Casa do Empreendedor, das 8h às 11h, como aos sábados, na Praça da Igreja Matriz, das 5h30 até 9h.
Nas barraquinhas, é grande a oferta de produtos cultivados nas propriedades rurais do município, tais como: alface, cheiro verde, abóbora, cenoura, beterraba, ovos e frutas, produzidos seguindo o preceito da agricultura familiar, ou seja, com filosofia orgânica, sem uso de agrotóxicos, além de produtos beneficiados, como queijo, linguiça, bolos, doces em compota e cristalizados, biscoitos e salgados e, para aproveitar o espaço, foram agregados produtos do artesanato local, do Grupo Arte Nossa.
Capacitação de olho no mercado
O Poder Público municipal também está investindo a capacitação dos técnicos e colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Obras e Serviços Públicos, com relação à produção orgânica, e o Sebrae já deu início ao trabalho que busca apoiar os produtores em todos os níveis da cadeia produtiva. Incentivando a plantação de orgânicos, o município aposta em produtos que vão chegar ao mercado certificados, que são um grande diferencial na hora da compra, agregando valor e mais qualidade aos alimentos da agricultura familiar.
Além disso, os produtores rurais do município participaram de uma série de cursos sobre empreendedorismo, ministrados pelo Sebrae, onde aprenderam como liderar empreendimentos coletivos e grupos organizados, e, também, a identificar os custos do cotidiano de uma propriedade rural, tendo como uma das competências a serem desenvolvidas, saber controlar os custos usando os melhores resultados econômicos de suas propriedades.
Para os produtores que integram o Programa Agricultura Familiar, os cursos mudaram o cotidiano nas propriedades. "Tudo que nós aprendemos nos cursos foi importante para que pudéssemos dar um rumo melhor às nossas produções, agora, é me esforçar, produzir mais para abrir maior espaço nesse mercado”, pontuou o produtor Jaci Andrade.
Galeria de fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário