Centro de Artes e Esportes Unificados celebra Outubro Rosa
24/10/2016 16:43:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Foto: Ana Chaffin
Palestra aborda prevenção do câncer de mama
"É uma explicação muito importante, pois diversas mulheres não têm a intenção de fazer os exames regularmente. Eu faço todo ano, não importa a minha idade. Se é para nosso bem, tem que ser feito", comentou Doralice. É o que pensa também Kemily. "É fundamental obtermos esse conhecimento. Tudo que aprendi aqui vou passar para minha mãe", contou Kemily.
Doralice e Kemily são duas representantes de um público que já começa a ocupar o CEU Malvinas, previsto para inaugurar até o final do ano.
O palestrante Humberto Assumpção explicou que a incidência de câncer de mama está relacionada ao histórico familiar e alerta que o sobrepeso, assim como a alta taxa de estrogênio (hormônio feminino), que pode subir com a reposição hormonal, são alguns fatores de risco. "Existem fatores protetores como a atividade física e hábitos alimentares saudáveis que liberam substâncias neutralizantes", acrescentou.
Para prevenção, o médico recomenda autoexame mensal, exame clínico anual de mama e mamografia com idade igual ou superior a 40 anos. "O CEU representa um núcleo de discussão da comunidade, portanto, a informação com essa palestra contribui para a formação de toda uma família, ou seja, da criança até a mãe", frisou o médico, especialista na área de cancerologia.
A secretária adjunta de Gestão Estratégica, Gisele Muniz, afirmou que as ações integradas têm o objetivo de ocupar, aos poucos, o equipamento público. "Enquanto acontecia a palestra, também foram realizadas aulas de balé e capoeira na quadra. Essas atividades simultâneas confirmam a ocupação do CEU, com apoio da comunidade", disse Gisele.
Outras - Os moradores do bairro Malvinas participaram, ainda, de "aulão" de dança de rua, com o professor Thiago Morethe, da Fundação Macaé de Cultura, na quadra do CEU. Também aconteceu o projeto Beleza Itinerante, com corte de cabelo e manicure. E para as crianças, o palhaço Leleco fez a alegria. A cuidadora de criança Michele Freitas da Silva, 18 anos, cortou o cabelo, além de fazer sobrancelha e unhas. "Estou muito feliz, pois vou sair daqui bem chique", ressaltou.
O espaço, construído pelo governo federal e administrado pela gestão municipal, beneficiará cerca de 40 mil moradores. As atividades terão gestão compartilhada, com a criação de um grupo gestor, entre áreas de Desenvolvimento Social, Gestão Estratégica, Educação, Saúde, Ambiente, Fundação Macaé de Cultura e Fundação de Esportes, além de lideranças comunitárias.
Mobilidade Urbana também entra na campanha
A Secretaria de Mobilidade Urbana também realiza ações em referência ao "Outubro Rosa", que visa estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Para isso, além de uma palestra com o tema "Prevenção ao câncer de mama", que será promovida na quarta-feira (26), em parceria com a Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé (Agetrab), por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), os funcionários da Mobilidade Urbana também participam de outras atividades. Entre elas, o "Beleza Itinerante", que fez cortes de cabelo e penteados na última sexta-feira (21).
Nenhum comentário:
Postar um comentário