Prefeitura inaugura Escola de Educação Infantil no Tapanã
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 05/05/2017 14:52
Famílias do bairro do Tapanã podem se beneficiar da escola de educação infantil em tempo integral inaugurada pela Prefeitura de Belém na manhã desta sexta-feira, 05. A escola Municipal Elvira Sacramento Quadros fica dentro do Conjunto Bosque Araguaia e conta com estrutura moderna composta de quatro salas totalmente climatizadas, refeitório e playground. Esta é a primeira escola de educação infantil inaugurada no local e atenderá cerca de 150 crianças das comunidades Vitória e Bosque Araguaia.
O prefeito Zenaldo Coutinho e a secretária Municipal de Educação, Rosinéli Salame, inauguraram o espaço, definido pelo gestor municipal como “uma escola padrão para uma comunidade historicamente abandonada. Para atender os filhos daqueles e daquelas que precisam trabalhar e deixar os seus filhos em boas mãos”.
Durante visita ao espaço, o prefeito Zenaldo Coutinho destacou também que a escola deve ser o encadeador de bons exemplos para as futuras gerações, por isso mais do que uma boa estrutura, a Semec tem investido em bons profissionais, como a homenageada da vez, professora Elvira Sacramento Quadros - falecida em 2005 -, considerada um exemplo de profissional e ser humano.
“Elvira Sacramento Quadros foi mais do que uma professora, foi uma mulher com grande envolvimento comunitário, que teve uma vida voltada para a educação infantil. Por isso, é nossa homenageada aqui no Tapanã”, explicou a secretária Municipal de Educação, Rosinéli Salame.
O filho de Elvira, Eldeni Sacramento Quadros, de 29 anos, fuzileiro Naval, participou da inauguração do espaço e ficou emocionado com a homenagem prestada à mãe. “É algo inesperado, uma homenagem assim é uma honra. E tenho certeza que minha mãe ficaria extremamente satisfeita não só com a homenagem, mas também com a escola que tem uma estrutura de primeira linha e vai beneficiar toda a comunidade”, disse.
O educador de Trânsito e líder da comunidade Vitória, Max Leal, de 44 anos, é uma das centenas de pessoas beneficiadas. Max, que é avô de cinco crianças pequenas, conta que na época em que os filhos eram crianças tinha que levá-los para longe em busca de uma escola. Hoje, a certeza de que os netos poderão desfrutar dos avanços educacionais e estruturais no bairro gera uma alegria sem tamanho.
“Antes o que faziam aqui era serviço paliativo, não tinha algo concreto como uma escola, algo que traz resultados”, afirmou. “Meu neto de três anos, Breno, já está matriculado na escola e tenho certeza que terá mais oportunidades do que os meus filhos tiveram”, completou.
Para o líder da comunidade Bosque Araguaia, Luciano Reis, 35 anos, os benefícios da nova creche vão além da parte educacional. “Para quem conheceu o Bosque Araguaia antes e o vê hoje, é inacreditável a mudança. Com a creche, chegou também iluminação pública, pavimentação, limpeza de ruas, são benefícios muito grandes para a nossa comunidade que é muito carente”, destacou.
Foram 15 postes de iluminação em concreto, com lâmpadas brancas, implantados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), atendendo a rua principal da comunidade e o entorno da escola. “Infelizmente tem muita marginalidade aqui no bairro, e tenho certeza que isso vai ajudar a diminuir os índices de violência”, declarou Luciano Reis.
Na ocasião, o prefeito anunciou que nos dias 17, 18 e 19 de abril, o bairro do Tapanã receberá a terceira edição do programa “Prefeitura no Bairro”, que leva todos os órgãos e entidades da administração municipal para ouvir e atender a comunidade no próprio bairro com serviços de cidadania, saneamento, saúde, mobilidade urbana, e muito mais. “Isso é algo em que sempre acreditei e repito, a comunidade tem que ser ouvida porque é ela quem sente os problemas e pode sugerir as soluções”, finalizou Zenaldo Coutinho.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário