GAop atua na prisão do suspeito de atirar em jovem no Centro
2018-02-23 16:35:00 - Jornalista: Equipe Secom
Foto: Divulgação
Grupo de Apoio Operacional contou com informações dos agentes de trânsito do município
Ao ser detido, o jovem suspeito foi encaminhado à 128ª Delegacia de Polícia Civil (Rio das Ostras), onde a ocorrência está sendo registrada. De acordo com registros do Hospital Público Municipal (HPM), a vítima do disparo de arma de fogo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Diante do episódio, o secretário de Ordem Pública, Sebastião Carvalho da Silva Júnior, observou que esta foi mais uma ação do GAop, que conta com 56 agentes, que atuam em rondas preventivas, patrulhamento e fiscalização em áreas específicas, como Avenida Rui Barbosa, Cavaleiros, Centro, Imbetiba e praça Washington Luiz. "Esse ano tivemos o registro de diversas ocorrências em apoio à polícia e até mesmo ao setor de Posturas, da Prefeitura de Macaé", ressalta.
O secretário pontuou, também, outras atividades desenvolvidas pelo GAOP, como intervenções táticas e operacionais com policiais militares, e reintegração de posse. Os profissionais passam por cursos de capacitação constantemente, além de treinamento tático e operacional, conduta de abordagem e mobilização.
A atuação é amparada pela Lei 13.022/2014, que institui normas gerais para guardas municipais no país. Auxiliando o trabalho dos profissionais do GAOP, o Canil da Guarda Municipal é outra ferramenta importante nas atividades de abordagem.
A Guarda Municipal é vinculada à Secretaria Adjunta de Segurança Pública. A atuação do GAOP, em apoio a Polícia Militar, inclui, por exemplo, blitzen e revista de pessoas suspeitas encaminhado-as, caso haja necessidade, à delegacia de polícia da cidade. Já o trabalho da Ronda Ostensiva Municipal consiste em patrulhar as vias públicas e caso a equipe constate algum delito, o suspeito é encaminhado para 123ª Delegacia de Polícia Legal, para as devidas providências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário