Macaé se prepara para estadual de robótica
2019-09-17 11:24:00 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Divulgação
Objetivo é chegar à etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica
Desta terça-feira (17) até quinta (19), representantes do programa #InovareAprender, de robótica, estão no II Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais e na II Feira de Educação, Inovação e Tecnologia, no Teatro Trianon e na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em Campos. A programação conta com palestras, mesas-redondas e oficinas ministradas por profissionais de renome regional e nacional.
A ida para a fase estadual foi garantida na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica-2019, realizada em julho. Na época, a Serratec, da Escola Natálio Salvador Antunes, faturou a medalha de ouro. Já a equipe Robóticos Daflon, da Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon (Centro), ganhou medalha de prata e os integrantes da Sanadroid (Colégio Municipal Sana) conquistaram a terceira colocação. As vencedoras foram as que melhor enfrentaram os desafios apresentados na arena.
As equipes classificadas na etapa estadual irão para a nacional, que será realizada no Rio Grande do Sul de 22 a 26 de outubro. Considerada a maior programação de robótica da América Latina, a OBR classifica equipes para a RoboCup Internacional. São promovidos em conjunto outros eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e congressos e simpósios nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR.
Segundo a coordenadora Luemy Avila, a equipe do programa #InovareAprender tem se evidenciado no Estado do Rio de Janeiro por organizar regionais em cidades como Niterói e Rio das Ostras e atuar em formações específicas.
Participação
Os representantes do #InovareAprender foram responsáveis pela etapa regional de Macaé, que integrou cerca de 200 participantes de Campos, Niterói, Macaé, Rio de Janeiro, Cabo Frio e Rio das Ostras; no dia 6 de julho, no Instituto Federal Fluminense (IFF).
O lab #InovareAprender ganhou reconhecimento por ser ambiente makerspace, laboratório voltado para criatividade e inovação. Os participantes se envolvem em trabalhos de inovação, tecnologia e ciência.
O secretário de Educação, Guto Garcia, informou que a robótica envolve 11 escolas municipais. "As estações de robótica integram diretamente 3 mil estudantes. Macaé é reconhecido como um dos municípios que mais cresce no Estado do Rio de Janeiro na área da robótica educacional", finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário